Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Instituto Oswaldo Cruz completa 123 anos a serviço da saúde


25/05/2023

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) completa, neste 25 de maio, 123 anos de existência. De 1900 para cá, diversificou suas atividades e hoje constitui uma das principais instituições geradoras de conhecimento, produtos e serviços na área biomédica, sempre com foco em atender as necessidades da saúde da população brasileira. 

As comemorações pelo aniversário do IOC – celebrado em data compartilhada com a Fiocruz – continuam nesta quinta-feira, 25 de maio. A programação conta com o evento Pavilhão Lauro Travassos: memória, reconstrução e solidariedade e a sessão de homenagem aos servidores aposentados.

Na parte da manhã, as atividades vão homenagear as memórias das pessoas e das práticas desenvolvidas no Pavilhão Lauro Travassos. A escolha do tema tem como objetivo reafirmar o compromisso de retomada das atividades desenvolvidas no prédio, atingido por incêndio no dia 30 de abril.

A partir das 9h, a programação terá mesa de abertura, lançamento do projeto ‘Lauro Travassos, caderno de memórias’ e falas de cientistas, incluindo relato sobre o regaste das coleções históricas abrigadas no edifício. 

Na parte da tarde, a partir das 14h, os servidores aposentados receberão o reconhecimento e o carinho da comunidade do Instituto durante cerimônia que reunirá amigos e familiares destes profissionais, que dedicaram suas carreiras à ciência e ao serviço público.

Ambas as atividades acontecerão no Auditório Emmanuel Dias, localizado no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365).

As celebrações pelos 123 anos do IOC começaram na quarta-feira, 24 de maio, com a realização da Conferência Livre Nacional Ciência e Cidadania no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade preparatória para a 17ª Conferência Nacional em Saúde foi organizada pelo IOC em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades. Assista à íntegra do evento no canal do IOC no Youtube.

Confira a programação completa do aniversário.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar