Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições para os cursos de verão no IOC começam dia 21/11


08/11/2022

Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Entre 23 de janeiro e 03 de fevereiro de 2023, alunos de graduação de todo o país terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre ciência e saúde na 28ª edição dos Cursos de Férias do IOC – temporada Verão 2023.

Após três realizações inteiramente on-line em razão da pandemia da Covid-19, a próxima edição da iniciativa terá, além de uma modalidade à distância, o aguardado retorno dos cursos presenciais no campus Manguinhos-Maré da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Serão ministrados três temas presencialmente:

Análise espacial e saúde - aplicação do geoprocessamento em estudos de parasitologia;
Educação ambiental crítica;
Fisiologia dos insetos vetores

A modalidade on-line será:

Artrópodes vetores e causadores de doenças: um olhar sob sua diversidade e importância.

Ao terem contato com a realidade técnico-científica do IOC, os graduandos conhecerão melhor as metodologias utilizadas em pesquisa básica e aplicada, além de conceitos e contextos de assuntos relevantes para o campo de pesquisa em saúde no Brasil.

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022. Para se candidatar a uma vaga, basta preencher um formulário eletrônico que será disponibilizado nas páginas do Campus Virtual Fiocruz de cada curso (links acima), com atenção aos campos especificados, incluindo a carta de interesse. 

Vale ressaltar que cada curso possui seu próprio critério de seleção. Ao todo, serão disponibilizadas 75 vagas. Acesse a chamada de seleção da temporada Verão 2023 para saber mais.

As atividades dos Cursos de Férias são planejadas e ministradas por estudantes dos cursos de Pós-graduação Stricto sensu do IOC e coordenadas por pesquisadores do Instituto.

Formato híbrido

Devido à pandemia do coronavírus, os Cursos de Férias do IOC – tradicionalmente conduzidos de forma presencial no campus Manguinhos-Maré da Fiocruz – foram temporariamente adaptados ao ambiente virtual para continuarem levando conhecimento a jovens de diferentes localidades do Brasil. 

O modelo remoto, aplicado incialmente na temporada Inverno 2021, teve uma grande procura pelos jovens e quebrou recordes de inscrição da iniciativa. A possibilidade de participar à distância foi um dos grandes diferenciais para aqueles que não conseguiriam se deslocar até as instalações do Instituto. O interesse pelos Cursos on-line permaneceu nas temporadas Verão 2022 e Inverno 2022. 

Com a viabilidade do retorno presencial, o IOC volta a realizar os Cursos de Férias no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro visando a imersão dos jovens a partir das atividades práticas. No entanto, em efeito do sucesso da versão on-line, foi mantido uma modalidade à distância para atender esses alunos.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar