Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições para o curso de atualização ‘Internet, Saúde e Sociedade’ estão abertas até 20/12


27/11/2018

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Tendo como objetivos conhecer e debater os principais temas e problemas teóricos e metodológicos relacionados com a interface internet e saúde, discutir as virtudes e os problemas inerentes ao estudo métrico de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de saúde, avaliar a singularidade da internet enquanto veículo de comunicação e produção de informação e suas consequências para o empoderamento do cidadão e a promoção da saúde e verificar em que medida os ambientes virtuais e as redes sociais na Internet engendram novos regimes de produção de sentido para o cidadão e introduzem novas questões nas dinâmicas de pesquisa científica em saúde, estão abertas as inscrições para o curso de atualização em Internet, saúde e sociedade, oferecido pelo Ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

O curso tem carga horária de 30 horas e conta com 20 vagas para profissionais graduados e com experiência nas áreas de Informação, Comunicação, Ciências Sociais e Saúde. Seu início acontecerá no dia 28 de janeiro de 2019 e a conclusão se dará até o dia 1º de fevereiro do mesmo ano. 

Coordenado pelos pesquisadores e professores Wilson Borges e André Pereira Neto, o curso está estruturado em três módulos: Internet na Saúde, Saúde na Internet e Internet & Saúde. Os interessados podem se inscrever de 23 de novembro a 20 de dezembro de 2018, pelo site da Plataforma SIGA , onde também é possível acessar o edital. Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, no Prédio da Expansão do Campus, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), no horário das 9h às 16h, ou pelo telefone (21) 3882-9063 ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br

Durante o curso, será lançada uma coletânea de artigos sobre Internet e saúde, organizada por André Pereira Neto e Matthew Flynn – Internet and Health in Brazil: Challenges and Trends. A publicação traz artigos de diversos persquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), como Wilson Borges, Vânia Coutinho Q. Borges que assinam, junto com Estélio Gomberg, o artigo Piraí Digital: A pioneering experience in digital inclusion, sobre a experiência de disseminação da cultura digital na cidade de Piraí, no sul fluminense, que vem desde 2004. Outro artigo é o Marcelo de Vasconcellos, Flávia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo – Games and Health Communication: Brazilian Players’ Point of View, que enfoca o uso de jogos digitais na saúde sob a ótica dos jogadores. O livro está disponível no site da Editora Springer.

Voltar ao topoVoltar