Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz completa 30 anos com programação cultural e festa do livro

16/05/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Veja a galeria de fotos do evento.

A Editora Fiocruz completa 30 anos em 2023, com atividades entre 22 e 25 de maio – semana do 123o aniversário da Fundação Oswaldo Cruz. Os eventos comemorativos, que ocorrem na Biblioteca de Manguinhos, campus sede da instituição, têm presença confirmada de personalidades dos segmentos do livro e leitura e incluem, no contexto da Festa do Livro Acadêmico, painel de abertura, conversa com autora, lançamento de coleção e homenagem a Milton Ozório Moraes.

A Editora Fiocruz é a casa publicadora de livros acadêmicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa e ensino vinculada ao Ministério da Saúde. Desde 1993, divulga e amplia o acesso ao conhecimento científico, com mais de 500 títulos publicados, que cobrem variados temas da saúde pública/coletiva, das ciências biológicas e biomédicas às sociais e humanas em saúde.

Ao longo de quatro dias de celebrações, a Festa do Livro Acadêmico|30 Anos da Editora Fiocruz oferecerá obras da casa e, com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), títulos de mais 20 editoras universitárias pela metade do preço. Além dessa iniciativa, a tarde do dia 24 concentrará uma série de atividades culturais, iniciadas pela mesa de abertura O Livro para a Ciência e a Cultura: quais estantes, quais alcances?, com participação do presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; do recém-eleito presidente da Abeu, Jézio Gutierre; do diretor do Programa SciELO/Fapesp, Abel Packer; da vice-presidente da Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e diretora da Editora, Cristiani Machado; e de um dos editores científicos da Editora Fiocruz, Gilberto Hochman.

Na sequência, está prevista a conversa Lugar de Mulher É o Livro! com uma das mais destacadas escritoras da literatura afro-brasileira contemporânea, a premiada Eliana Alves Cruz, autora, dentre outras obras, de Água de Barrela (Fundação Palmares, 2016; Editora Malê, 2018), Solitária (Companhia das Letras, 2022) e do livro de contos contemplado pelo prêmio Jabuti 2022, A Vestida (Editora Malê, 2021). A mediação ficará ao encargo de Arlindo Fábio Gómez de Sousa, fundador do Canal Saúde e professor emérito da Fiocruz. 

Encerra a tarde o lançamento da Coleção Bio e de seu primeiro livro, intitulado Tópicos em Virologia, organizado por Elba Lemos, Lívia Villar, Luciane Amado Leon, Monick Guimarães, Sylvia Teixeira e Vanessa de Paula. A coleção Bio tem como temas centrais os relacionados à pesquisa e formação de pesquisadores nas biociências e biotecnologias. A inovação está presente em múltiplos aspectos, inclusive tratar-se de livros exclusivamente on-line e em acesso aberto, com possibilidades de atualização periódica. A iniciativa conta com a parceria do SciELO Livros na difusão dos títulos. Participam do lançamento um dos editores responsáveis pela coleção, Rubem Barreto; uma das organizadoras do primeiro título, Elba Lemos; e uma das conselheiras da Editora Fiocruz, Denise Valle (os três são pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, IOC). O lançamento incluirá também uma homenagem ao biólogo e pesquisador do IOC/ Fiocruz, Milton Ozório Moraes (1971-2022), um dos formuladores da coleção BIO e dos maiores estudiosos em fisiopatologia da hanseníase. A homenagem ficará ao encargo de Flávio Lara (IOC/Fiocruz) e Mauro Rebelo (IBCCF/UFRJ). 

Todas as atividades serão abertas ao público. E, em particular, a sessão do dia 24 de maio terá transmissão ao vivo pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

30 ANOS DA EDITORA FIOCRUZ (22 a 25 de maio de 2023)

Programação

 

FESTA DO LIVRO ACADÊMICO
Livros da Editora Fiocruz e muitos títulos de mais 20 editoras universitárias afiliadas à Abeu, com 50% de desconto. Confira a lista de editoras confirmadas.

22 de maio - 12h às 16h.
23 a 25 de maio - 9h às 16h.
Local: Saguão da Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz.

MESA DE ABERTURA O LIVRO PARA  CIÊNCIA E A CULTURA: QUAIS ESTANTES, QUAIS ALCANCES?
Com Cristiani Machado (vice-presidente de Eduacação, Informação e Comunicação da Fiocruz), Abel Packer (diretor do SciELO Livros), Gilberto Hochman (editor científico da Editora Fiocruz), Jézio Gutierre (presidente da Abeu) e Marco Lucchesi (presidente da Fundação Biblioteca Nacional).

24 de maio - 13h30 às 14h.
Local: Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz.

CONVERSA LUGAR DE MULHER É O LIVRO!
Com a autora Eliana Alves Cruz; mediação de Arlindo Fábio Gómez de Sousa (Canal Saúde/Fiocruz).

24 de maio - 14h15 às 15h15.
Local: Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz.

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO BIO, E SEU PRIMEIRO LIVRO: TÓPICOS EM VIROLOGIA – HOMENAGEM A MILTON OZÓRIO MORAES
Com Rubem Barreto, Elba Lemos, Denise Valle, Flávio Lara e Mauro Rebelo.

24 de maio - 15h15 às 16h15.
Local: Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz.

 

Apoios culturais:
Associação Brasileira das Editoras Universitárias, Abeu
Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública, Asfoc
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Icict/Fiocruz
Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde, Fiotec

Voltar ao topoVoltar