04/07/2023
Por: Danielle Monteiro (Ensp/Fiocruz)
Foi inaugurado, na última sexta-feira (30/06), o auditório Professora Doutora Maria Cecília Minayo, localizado no Observatório Carioca de Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Super Centro Carioca de Vacinação. Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o novo espaço ganhou o nome da pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), que é referência em estudos na saúde pública.
Na cerimônia de inauguração, Cecília declarou que “seu primeiro sentimento é de gratidão e que fica muito feliz em ser homenageada em vida”. Pesquisadora emérita da Fiocruz, Cecília elogiou o trabalho dos profissionais que atuam no cuidado na Atenção Primária à Saúde e afirmou que é o momento de consolidação e aprimoramento de iniciativas. Ela também defendeu uma maior articulação de ações com a área de Serviço Social na Atenção Primária à Saúde e o apoio da esfera municipal da Saúde na questão referente à quantidade de idosos em prisões no Rio de Janeiro. Conforme apontado em estudo da Fiocruz, são cerca de 700 pessoas da faixa etária vivendo nessa condição no estado: “Essa é uma questão que, apesar de envolver mais o Estado, envolve também o município, pois existe uma política nacional de Atenção à Saúde da população idosa e prisional que pode contar com a contribuição das prefeituras”.
Para o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, é uma grande honra inaugurar o auditório com o nome de Cecília Minayo, pois a pesquisadora desempenha um papel inestimável na história da saúde pública brasileira. “Entramos em uma nova fase do sistema de saúde municipal. É uma etapa de consolidação do que foi feito nesses primeiros dois anos de recuperação na saúde da cidade, mas, ainda temos o imenso desafio de convencer a maior parte da sociedade de que é importante investir mais no SUS. O Brasil ainda é um dos países que menos investe em saúde pública”, destacou.
Também presente à cerimônia, o secretário de saúde de Bolonha (Itália), Lucas Rizzo, que está de passagem pelo Rio de Janeiro para conhecer e levar experiências do SUS à cidade italiana, enalteceu o trabalho de Cecília Minayo. Ele disse que pôde aprender muito sobre o sistema de saúde pública brasileiro e levará muitas ideias e sugestões. “O cuidado na Atenção Primária, o trabalho e o diálogo com as comunidades são as maiores marcas do SUS. A Itália está em processo intenso de reforma na Atenção Primária e tenho certeza de que visitei um dos países que, de verdade, atua no cuidado à Saúde a partir do importante entendimento de que quem faz saúde não é apenas o profissional de saúde, mas também todos os envolvidos na comunidade e no processo”, ressaltou.
*Foto: Marlon Costa/ OTICS-Rio SMS/RJ
Mais em outros sítios da Fiocruz