Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz participa de Seminário Nacional e Internacional de Paternidade e Cuidado


06/10/2023

Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promoveu, de 30/8 a 1/9/23, o Seminário Nacional e Internacional de Paternidade e Cuidado - Por uma política pública integral em saúde, em Recife (PE). O evento teve como objetivo promover diálogos técnicos, políticos e conceituais sobre fundamentos e ações governamentais no Brasil e em outros países da América Latina, voltadas à promoção da atenção integral à saúde do homem, em especial aquelas voltadas ao cuidado infantil, consolidando e ampliando parcerias e alianças estratégicas voltadas aos direitos reprodutivos e ao envolvimento dos homens no exercício da paternidade.

Uma das mesas temática do Seminário abordou o tema Direitos reprodutivos, paternidade e cuidado. Coordenada pelo representante da Coordenação de Saúde do Homem (COSAH) do Ministério da Saúde e professor e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcos Nascimento, a mesa visou promover reflexões sobre a inserção dos homens e das masculinidades no campo das estratégias de promoção da saúde reprodutiva no Brasil e em outros países, dialogando com o mundo do trabalho e da saúde coletiva.

“Ainda que as recomendações da inclusão dos homens nos esforços de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva estejam presentes desde a Conferência do Cairo, em 1994, ainda assistimos a inúmeras dificuldades para que tal inclusão ocorra de fato. E isso não diz respeito somente à área da saúde, mas envolve acesso a uma educação integral em sexualidade, a discussão sobre ampliação da licença paternidade, dentre outros temas”, conta Marcos Nascimento.

Na ocasião, o Ministério da Saúde lançou a nova edição do Guia do Pré-Natal do Parceiro, voltado para profissionais de saúde. A atualização do guia integra as atividades do projeto realizado pela UFPE e pelo órgão, em parceria com o IFF/Fiocruz, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Voltar ao topoVoltar