Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Hospital angolano recebe Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Ministros da Saúde da CPLP conhecem o primeiro Banco de Leite Humano de Angola 

25/03/2022

Mayra Malavé-Malavé (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

Todos os ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo o Ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, visitaram, nesta quinta-feira (24/3), o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) de Angola, sediado na Maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, capital angolana. A unidade foi implantada em 2019 com o apoio do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), por meio da Cooperação Técnica Internacional Brasileira - ABC/Fiocruz-IFF-Icict.

A partir das ações de cooperação internacional, a rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) reafirma sua missão de promover boas práticas no âmbito da doação de leite humano e do aleitamento materno. A rBLH contribui na redução da morbimortalidade infantil em todo o mundo e favorecer o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Vale ressaltar que a rBLH já deu início a organização das celebrações do Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19/5). O primeiro passo consiste na inscrição do slogan para a mobilização social pela doação de leite humano em 2022. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 14 e 25 de março, no site da rBLH.

Voltar ao topoVoltar