Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Governo da Bahia e Fiocruz discutem parceria sobre tecnologias sociais


07/03/2022

SJDHDS / Governo da Bahia

Compartilhar:

Uma reunião na manhã da última quinta-feira (3/3) debateu a participação e o apoio do Governo da Bahia a um fórum internacional para discutir tecnologias sociais. O evento, que está sendo organizado pela Fiocruz, deve acontecer em Salvador entre os dias 19 e 22 de julho, e reunirá representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e de países da América Latina, Caribe e Ásia.

O fórum contará ainda com a participação do AIR Centre – Atlantic International Research Centre, instituição ligada ao Governo de Portugal. O objetivo é discutir eixos de trabalho nas questões de segurança alimentar, clima, saúde, água e renda.

"Nos colocamos a inteira disposição da Fiocruz para contribuir e trabalharmos juntos na realização desse encontro. Sem dúvida alguma, o Brasil e a Bahia são exemplo quando falamos de tecnologias sociais e a segurança alimentar é um prioridade do Governo da Bahia", afirmou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins.

A assessora na Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Zorilda Araújo, conduziu a reunião e apresentou o projeto ao secretário Carlos Martins e à superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé. O encontro também quer discutir o marco legal das tecnologias sociais.

"Um dos grandes exemplos clássicos das tecnologias sociais são as cisternas de placa, entre outras ações de agroecologia, por exemplo. Queremos retomar o debate, colocá-lo novamente no centro da agenda", pontuou a assessora da Fiocruz.

"É muito importante que um evento como esse possa ser realizado na Bahia. A Bahia tem um avanço significativo no fortalecimento da agricultura familiar e na garantia da segurança alimentar, além da execução de tecnologias sociais como as cisternas", completou a superintendente Rose Pondé.

A reunião também contou as presenças de Jose Luiz Moutinho da Air Centre e de Pedro Tojo, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). As equipes técnicas da SJDHDS, de outras secretarias de governo, da Fiocruz e da Air Centre vão discutir os detalhes técnicos para a realização do encontro.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar