Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nisia Trindade ao lado de Paulo Elian na mesa de abertura

25/10/2017

Por: Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Fiocruz abriu, na tarde desta terça-feira (24/10), no auditório do Museu da Vida, no Rio de Janeiro, a sua participação na 14 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema A matemática está em tudo. Até 28 de outubro haverá uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, no campus de Manguinhos e nas unidades em outros estados da Fundação. A abertura contou com a participação de dirigentes e pesquisadores da instituição e de alunos e professores do Colégio Euclides da Cunha. Após as intervenções iniciais, os presentes assistiram ao vídeo A matemática ajudando a entender o crescimento das crianças, apresentado pelo estatístico Saint Clair S. Gomes Junior, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Assista:

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, disse na abertura da SNCT que a matemática é fundamental em todas as ciências, e não apenas naquelas da área das exatas. Ela comentou a Marcha da Ciência, promovida pela SBPC, e disse que eventos como esse e a SNCT são de grande importância e que os jovens devem participar e estar engajados, para que contribuam com o desenvolvimento do país. Nísia disse que a presença de representantes do Colégio Euclides da Cunha foi uma feliz coincidência, já que ela pesquisou a vida e a trajetória do escritor durante muitos anos.

O vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Manoel Barral-Netto, ressaltou que os jovens precisam conhece a relevância das ciências para as suas vidas – mesmo para aqueles que não vão trabalhar diretamente na área –, já que elas fazem parte do dia a dia de todos. “A matemática é a linguagem das ciências. E os pesquisadores da Fiocruz, embora esta seja uma instituição do campo da saúde pública, também usam bastante a matemática”.

O diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Elian, recordou seus 32 anos em sala de aula, como professor em escolas públicas, e fez uma defesa da educação como um fator imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Justa Helena, o Brasil está dando marcha a ré no caminho do desenvolvimento. “Está havendo um desmonte do Estado nacional e o campo da ciência e tecnologia tem sofrido cortes inaceitáveis, que ameaçam o futuro da população. Temos que estar unidos para fazer frente a esses ataques”, afirmou Justa. Segundo o chefe do Museu da Vida, Alessandro Batista, “o Brasil vive um momento crítico, em que valores preciosos e inegociáveis estão sendo destruídos. A divulgação científica é lúdica, mas também precisa ser crítica”, observou Batista. Ele disse que equipes do Museu da Vida e de coletivos culturais da Maré e de Manguinhos (no entorno da Fiocruz) desenvolverão atividades no sábado, dentro da programação da SNCT.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar