Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz reabre curso sobre acessibilidade e os princípios do SUS


01/07/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Mosaico com símbolos da Fiocruz, do SUS e da acessibilidade
O Campus Virtual Fiocruz acaba de reabrir o curso Acessibilidade e os princípios do SUS: formação básica para trabalhadores da saúde, com a proposta de contribuir para o desenvolvimento e atualização de profissionais de saúde neste contexto de pandemia de Covid-19. O conteúdo traz informação sobre práticas mais acessíveis e inclusivas no atendimento em saúde, sobretudo com base nas demandas de pessoas surdas.

Lançado pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (GT Acessibilidade Icict/Fiocruz) em 2019 e oferecido na modalidade de educação a distância (EAD), online, o curso resulta da colaboração de profissionais de diferentes áreas da Fiocruz e de outras instituições. É voltado especialmente a profissionais da área de saúde, mas também pode ser consultado por qualquer pessoa interessada em saber mais sobre acessibilidade e inclusão.

Para os organizadores do curso, neste momento de tantos desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento do novo coronavírus e impactos para a população brasileira, buscar ações que fortaleçam a importância de reconhecer as especificidades dos usuários dos serviços de atendimento em saúde é fundamental. Quem ressalta esse aspecto é Valéria Machado, coordenadora do curso ‘Acessibilidade e os princípios do SUS’ pelo GT Acessibilidade/Icict e responsável pela área relacionamento com o cidadão do Portal Fiocruz. 

“Neste momento de pandemia, no qual a importância do SUS e suas fragilidades se mostram tão claramente, o curso reforça a importância de termos um sistema de saúde mais inclusivo. O foco não está somente no profissional da ponta, mas em todo o sistema, pois somente com uma visão global conseguiremos reduzir as desigualdades”, afirma a coordenadora, Valéria Machado.

A formação oferecida é composta por uma abordagem teórica e prática, permitindo ao aluno um conhecimento tanto sobre a legislação para os direitos das pessoas com deficiência, quanto sobre conceitos e orientações que podem ser aplicadas no cotidiano do atendimento em saúde. Ela será oferecida até o segundo semestre de 2021, pela plataforma EAD da Fiocruz.

O curso é aberto, gratuito e autoinstrucional e foi desenvolvido em acordo com os parâmetros de acessibilidade, e com carga horária de 72horas. É composto pelos seguintes módulos: O SUS e o direito das pessoas com deficiência; Deficiências e saúde - revendo modelos e conceitos; Acessibilidade - barreiras e soluções; Tecnologia assistiva; Orientações para acessibilidade na produção de materiais educativos em saúde; Introdução à surdez e Libras no contexto da saúde; e Estudos de caso

As inscrições podem ser feita pelo site do Campus Virtual Fiocruz

Voltar ao topoVoltar