Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência


03/10/2018

Por: Marina Maria (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:


O Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência foi lançado oficialmente em maio de 2017, a partir da publicação da Portaria da Presidência nº 714/2017-PR. Seu objetivo é fortalecer ações em prol da equidade e diversidade, consolidando uma política institucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência no cotidiano da Fundação e se articulando por uma sociedade mais inclusiva.

No entanto, as primeiras iniciativas antecederam o seu lançamento oficial. Datam de 2016, como resultado da aproximação de trabalhadores e estudantes da Fiocruz que vinham desenvolvendo pesquisas e atividades voltadas para a inclusão e acessibilidade e/ou com uma atuação em movimentos sociais pelos direitos das pessoas com deficiência. Impulsionado pela necessidade de ampliar a discussão sobre o tema na Fiocruz, sobretudo diante das diferentes barreiras de acessibilidade  ainda evidentes Fundação e da presença de trabalhadores, usuários dos serviços de saúde e estudantes com deficiência, o grupo iniciou uma nova etapa de atuação a partir da institucionalização de sua formação.

Atualmente, o Comitê é constituído por um corpo de membros estabelecido pela Portaria de criação e por um Grupo de Trabalho Ampliado, com profissionais de diferentes áreas da Fiocruz, a fim de garantir uma gestão horizontal e participativa. Desta maneira, o coletivo tem se organizado em minigrupos com os seguintes temas: comunicação e informação; educação e pesquisa; infraestrutura; e articulação. Além disso, há também no coletivo uma representação de mães e pais de pessoas com deficiência. Cada minigrupo é, por sua vez, responsável pela implementação de uma série de atividades que compõem o plano de ações do Comitê, definidas com base nas demandas de acessibilidade e inclusão identificadas para cada área temática e tendo como referência marcos legais nacionais e internacionais para o direito das pessoas com deficiência.

Para mais informações, entre em contato com o Comitê pelo e-mail acessibilidade@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar