Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco comemora 72 anos


02/09/2022

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:


A Fiocruz Pernambuco chega aos 72 anos nesta sexta-feira (02/09). Para comemorar estão programados quatro dias de atividades em setembro que incluem debate, palestra, homenagens e lançamento de livro. O tema principal das comemorações será saúde mental, com abordagens nos dias 16 e 27 de setembro. No dia 23 acontece a comemoração dos 35 anos do Departamento de Saúde Coletiva (Nesc), que homenageará cinco pesquisadores sênior e promoverá um diálogo sobre suas vivências na saúde coletiva. Em 30 deste mês ocorrerá o lançamento do livro Diabetes e Hipertensão na Atenção Primária à Saúde: reflexões, avanços e desafios. Todas as atividades estão marcadas para às 9h, na sala de aula 1.

O debate Saúde mental: caminhos para o cuidado individual e coletivo (16/09) terá como palestrantes a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio e a pesquisadora da Fiocruz PE e coordenadora do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) da Fiocruz, Islândia Carvalho. Elas falarão sobre como promover ações que contribuam para a saúde mental no ambiente institucional. No evento, ocorrerá uma vivência de meditação ministrada pelo terapeuta Nicolas Daniel, do Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade Federal de Pernambuco. 

A palestra Saúde mental e qualidade de vida: novas perspectivas para o trabalho e a educação na Fiocruz será realizada no dia (27/09) será, aberta a toda comunidade da instituição. A promoção é da Vice-Direção de Ensino e Informação Científica da Fiocruz PE e do Centro de Apoio ao Discente (CAD) da Fiocruz.

A publicação Diabetes e Hipertensão na Atenção Primária à Saúde: reflexões, avanços e desafios (30/09) reúne em 14 capítulos os principais resultados dos trabalhos realizados pelo Laboratório de Avaliação, Monitoramento e Vigilância em Saúde (LAM-Saúde), criado há 20 anos. Os organizadores do livro são os pesquisadores do Nesc Eduarda Cesse, Eduardo Freese, Wayner Souza e Annick Fontbonne, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, da França.

Mais informações sobre cada evento comemorativo dos 72 anos da Fiocruz Pernambuco serão divulgadas ao longo do mês por meio do boletim eletrônico, site e redes sociais.


 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar