Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa de consulta pública sobre uso de banco de dados em pesquisas com seres humanos 


17/11/2023

Anne Clinio (VPEIC)

Compartilhar:

A Fiocruz está contribuindo, por meio da atuação de um Grupo de Trabalho, na consulta pública sobre uma minuta de resolução que irá normatizar aspectos éticos relacionados à constituição, gerenciamento e utilização de bancos de dados para pesquisa científica envolvendo seres humanos, lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O Grupo de Trabalho já realizou quatro reuniões e duas plenárias para debater e sistematizar as contribuições dos profissionais da fundação, gerando um compilado com 102 sugestões. A normatização visa garantir os direitos fundamentais de participantes de pesquisas científicas, destacar responsabilidades de pesquisadores, patrocinadores e instituições e definir as responsabilidades de controladores e operadores de bancos de dados. 

A coordenação do Grupo de Trabalho é conjunta e reúne a Rede Fiocruz de Biobancos, Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica, a Encarregada de Dados da Fiocruz, a gerência de dados da Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológica, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, o Comitê Gestor do Arca Dados e o Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa. Saiba mais sobre a consulta pública. 

Voltar ao topoVoltar