Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Paraná, IBMP e Tecpar inauguram Centro de Saúde Pública de Precisão

Representantes da Fiocruz Paraná, Tecpar e IBMP em frente a placa que marca o lançamento do centro

15/12/2022

Fonte: ICC/Fiocruz Paraná

Compartilhar:

O Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), o IBMP e o Tecpar inauguraram nesta segunda-feira (12/12), o Centro de Saúde Pública de Precisão, voltado à realização de estudos da população com doenças raras e cânceres, por meio de sequenciamento genético de nova geração e da pesquisa genômica.

Sob a coordenação do ICC, especialistas utilizarão a tecnologia de sequenciamento de DNA do tipo Next Generation Sequencing (NGS), além de outros testes moleculares adicionais que possam contribuir para o diagnóstico de precisão em saúde ofertado à população.

O diretor da Fiocruz Paraná, Stenio Perdigão Fragoso, destacou a importância da iniciativa, que posiciona o Paraná na vanguarda da saúde. “O Centro de Saúde Pública de Precisão nasceu da inquietação do corpo de pesquisadores do ICC, que protagonizou o encontro de outros entes dedicados à saúde pública do estado do Paraná, e, assim, com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), uniu forças que resultaram neste momento que aqui vivemos: a entrega à população de uma instalação de saúde dedicada ao diagnóstico de doenças raras e cânceres, realizado para o Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, acessível a todos seus usuários. É a primeira iniciativa de diagnóstico genômico com uso de sequenciadores de alto desempenho voltada inteiramente para o SUS”, disse.

O diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Ribeiro Barbosa, afirmou que o Centro de Saúde Pública de Precisão expressa o resultado de um processo contínuo para entregar o que há de melhor para saúde pública. “Está estruturado com o que há de mais avançado em equipamentos. Do ponto de vista de tecnologia de ponta entregue à sociedade através do Sistema Único de Saúde, nós temos aqui o há de melhor em qualquer lugar do mundo. Isso é uma conquista da sociedade”, enfatizou Barbosa.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que a inauguração do centro marca a oferta de diferentes soluções na área de saúde pública no Paraná. “Com o apoio do Governo do Estado, mais uma vez estas instituições, que são referência em saúde pública brasileira, se unem para apresentar novas soluções para o país”, disse. “Ao fortalecer essas iniciativas no Parque Tecnológico da Saúde, atendemos a uma orientação do Governo do Paraná, de fazer do Paraná um estado de vanguarda na área de biotecnologia e em tecnologias para saúde humana”.

O Centro de Saúde Pública de Precisão está instalado no mesmo local onde as três instituições implantaram em 2020, no início da pandemia, a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, operada pelo IBMP e responsável por realizar mais de 3,6 milhões de exames RT-PCR para Covid. 

O vice-governador Darci Piana compareceu à inauguração do Centro de Saúde de Precisão e parabenizou as instituições envolvidas no projeto. Ele ressaltou que os maiores beneficiados serão as pessoas que moram no estado e que dependem da saúde pública para sobreviver. “Quando se juntam instituições desta qualidade, não há outro resultado que não seja o sucesso”, afirmou Piana. “Elas uniram ciência, tecnologia e boa vontade para fazer esse projeto se tornar possível. É a continuidade de um grande esforço conjunto do Governo do Paraná em parceira com a Fiocruz e o IBMP que se iniciou ainda na pandemia. Este avanço do Tecpar junto com seus parceiros e demais iniciativas trouxeram o sucesso da saúde no Paraná, que é conhecido e respeitado em todo o Brasil”.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, esteve presente e reforçou que a inauguração do espaço foi um passo importante para o Estado. “Com o lançamento do Centro vamos ter novos exames de biologia molecular, sequenciamento genômico específico para doenças raras e para outros tipos de câncer. É o Paraná sendo realmente um estado importante nesse movimento da saúde com tecnologia”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade: o coordenador do Centro de Saúde Pública de Precisão, Fábio Passetti; o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Mohr; o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o secretário de Saúde de Estado, Beto Preto; a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas; as representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério de Saúde, Alessandra de Sá Earp de Siqueira e Priscilla Azevedo Souza; além da equipe gestora e técnica e colaboradores das três empresas do Parque Tecnológico da Saúde e demais instituições convidadas.


Centro está instalado no mesmo local onde as instituições implantaram a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Foto: Itamar Crispim)

Doenças raras

O diagnóstico preciso das doenças raras e de cânceres pode impactar na abordagem clínica, bem-estar do paciente, prevenção de complicações com medidas antecipatórias, prognóstico e aconselhamento genético de indivíduos e suas famílias. Com o resultado, o Sistema Único de Saúde poderá planejar ações, otimizando custos, e prever a aquisição de medicamentos específicos para as doenças levantadas.

O Paraná já conta com um cadastro chamado de Síndrome de Doenças Raras (Sidora), criado pela Sesa em parceria com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe). Em 2021, o Sidora contava com 475 pacientes e 184 doenças raras cadastradas, em 158 municípios do Estado. 

* Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar