Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança cartilha sobre impactos da pandemia em trabalhadores da saúde


10/02/2022

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

A Fiocruz Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Fiocruz Brasília, promoveu um estudo que visa avaliar o impacto do transtorno mental no trabalho e nos trabalhadores da saúde durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa identificou que sintomas como ansiedade, depressão e estresse estiveram presentes entre os 831 participantes, em algum momento, durante a pandemia. O estudo contemplou profissionais de enfermagem, odontologia, medicina, farmácia e fisioterapia do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. A pesquisa é conduzida pela Fiocruz, em parceria com pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (ESP-MS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Uma das produções da pesquisa é a publicação Cuidando-se: cartilha dos serviços psicológicos ofertados aos trabalhadores da saúde do Distrito Federal. A cartilha será lançada nesta quinta-feira (10/2), às 10h30, em evento on-line transmitido pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

Para a pesquisadora e coordenadora da área de Educação da Fiocruz do Mato Grosso do Sul, Debora Dupas, “a pesquisa tem por objetivo reconhecer a influência da pandemia na saúde mental desses profissionais”. Segundo ela, “assim, é possível identificar e monitorar os grupos com maior probabilidade de desenvolver sofrimento mental, para que intervenções psicossociais sejam oportunizadas em tempo hábil”.

De acordo com as psicólogas Fabrícia Barros de Souza e Rosana D’Orio Bohrer, pesquisadoras da Fiocruz Brasília no projeto, com os dados obtidos, pode-se traçar o perfil dos profissionais que apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e/ou estresse no DF. A maioria é do sexo feminino, com idade entre 31 e 43 anos, e trabalha em hospitais ou unidades de pronto atendimento, ou seja, na Rede de Atenção às Urgências. Observou-se que a maior parte dos profissionais pesquisados confiam na organização e estrutura dos serviços do SUS para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Apesar disso, o estudo também demonstrou que ainda há a necessidade de equacionar as ações de enfrentamento para que a segurança esteja mais bem estabelecida.

“Além de identificar e auxiliar no monitoramento dos impactos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde, a pesquisa também mostra, de forma irrefutável, a necessidade de que a gestão do trabalho, os serviços de saúde, os conselhos de classe das categorias, os sindicatos, os próprios profissionais e seus familiares estejam atentos em relação à saúde desses trabalhadores”, afirma a pesquisadora e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

A cartilha Cuidando-se: cartilha dos serviços psicológicos ofertados aos trabalhadores da saúde do Distrito Federal  se propõe a facilitar a busca dos trabalhadores da saúde por apoio psicossocial. No lançamento haverá palestra com a psicóloga e pesquisadora da Fiocruz Débora Noal, pós-doutora em saúde pública.

Para participar do evento on-line de lançamento da cartilha, acesse aqui.

Para acessar o relatório parcial descritivo da pesquisa, clique aqui

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar