Início do conteúdo

Fiocruz homenageia seus trabalhadores no aniversário de 121 anos

Fachada do castelo Fiocruz

24/05/2021

Por: Simone Kabarite

Compartilhar:

Na data em que comemora 121 anos de história, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) homenageia o conjunto de seus trabalhadores que não mediram esforços no combate à pandemia de covid-19, e reafirmaram o compromisso com a instituição, com a saúde pública e a ciência do país. No evento, marcado para 26 de maio, também serão lembradas as milhares de vítimas do novo coronavírus.

A homenagem está em consonância com a 72ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), que designou o ano de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados, reconhecendo a dedicação de milhões de profissionais de saúde e cuidados no enfrentamento da pandemia Covid-19.

Como na sua fundação – 25 de maio de 1900 -, em 2020, quando seriam celebrados seus 120 anos, a Fundação foi desafiada a dedicar ações para o enfrentamento de uma grave crise sanitária. Foram várias iniciativas, nas mais diversas áreas, desde ações de comunicação, a construção de Unidades de Diagnóstico da Covid-19 e de um novo Centro Hospitalar, à produção da vacina Astrazeneca/Fiocruz. A concretização destas ações só foi possível graças à dedicação de todos os trabalhadores da instituição.

A presidente da Fundação, Nísia Trindade, fará a abertura do evento, às 9h, que será realizado de forma on-line. Na sequência, acontecerá o lançamento da campanha #vacinafiocruz, bem como a apresentação do vídeo dos 121 anos da Fiocruz em homenagem aos trabalhadores. Em seguida, a mesa de debates A Fiocruz no enfrentamento da Pandemia: inovando a tradição, que contará com a participação de Simone Kropf, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Gabriel Wallau, pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães, e Zélia Profeta, pesquisadora e diretora do Instituto Renê Rachou (Fiocruz Minas). Às 10h15, será a vez do evento Seminários Avançados CRIS em Saúde Global e Diplomacia em Saúde CRIS 2021 sobre o tema: Clima e Saúde: rumo à Glasgow.

Na parte da tarde, a programação será dedicada à entrega dos títulos de Pesquisadores Eméritos e a uma homenagem aos trabalhadores com 30 anos em atividade na Fiocruz. Ao final do evento, às 18h será realizado o Entardecer Solidário, uma live para arrecadar doações.

Seminário, ato inter-religioso e Fiocraft

No âmbito das celebrações dos 121 anos da Fiocruz, também está programado, para o dia 24, o Seminário Cadeias de Valor em Plantas Medicinais e a Agenda 2030: contribuições da sociobiodiversidade para reflexão sobre novos modelos de produção para a preservação da vida e da saúde no planeta.  No dia 28, sexta-feira, será a vez do projeto Fiocraft lançar o Campus Fiocruz Manguinhos no Minecraft. Na live, marcada para às 10h, o espectador poderá conhecer uma versão virtual da arquitetura e das atrações da Fiocruz dentro do Minecraft.

No dia 29, sábado, às 14h30, o ato inter-religioso em homenagem aos trabalhadores e familiares vítimas de covid-19 e a todos os trabalhadores da instituição - Ato de Acolhimento, Esperança e Fé na Ciência - encerra as celebrações de aniversário da Fiocruz, seguido da apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

Fiocruz 121 anos

26 de maio de 2021

9h – Abertura
• Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz

Vídeo dos 121 anos em homenagem aos trabalhadores da Fiocruz

9h15 – A Fiocruz no enfrentamento da Pandemia: inovando a tradição
• Simone Kropf, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz
• Gabriel Wallau, pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz
• Zélia Profeta, pesquisadora e diretora do Instituto Renê Rachou, Fiocruz
• Gonzalo José Bello Bentacor, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz - IOC
Transmissão pelo Canal da Fiocruz no Youtube

10h15 – Seminários Avançados CRIS em Saúde Global e Diplomacia em Saúde CRIS 2021 - Clima e Saúde: rumo à Glasgow
Mediação e Introdução:
• Luiz Augusto Galvão, pesquisador e assessor do CRIS/Fiocruz
Palestrantes:
• Embaixador Rubens Ricupero, diplomata; diretor geral da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo
• Kristie L. Ebi, professora de Saúde Global e de Ciências Ambientais e de Saúde Ocupacional; Centro de Saúde e Meio Ambiente Global (CHanGE), Universidade de Washington (UW) (EUA)
• John Balbus, conselheiro Sênior de Saúde Pública, Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (NIEHS); Diretor, Centro Colaborador NIEHS-OMS em Ciências da Saúde Ambiental, Institutos Nacionais de Saúde (NIH) (EUA)
• Daniel Forsin Buss, Biólogo ambiental, assessor de Mudança Climática e Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Transmissão pelo Canal da VídeoSaúde no Youtube

14h30 – Entrega do título de Pesquisadores Eméritos
Abertura
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz

Agraciados: 
André Furtado, pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães
Benjamin Gilbert, pesquisador de Farmanguinhos
Bodo Wanke, pesquisador do INI
Samuel Goldenberg, pesquisador do Instituto Carlos Chagas
Transmissão pelo Canal da Fiocruz no Youtube

15h30 - Homenagem aos trabalhadores com 30 anos em atividade na Fiocruz
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz
Andréa da Luz, diretora da COGEPE
Michelly Alves, presidente da Asfoc Sindical
Transmissão pelo Canal da Fiocruz no Youtube
Apresentação Projeto Memória da Gestão na Fiocruz - Lucina Matos, chefe de gabinete da COGEPE  9I

18h – Entardecer Solidário
Live para arrecadar doações
Transmissão pelo Canal da Fiocruz no Youtube

28 de maio de 2021

10h - Lançamento Campus Fiocruz Manguinhos no Minecraft
Versão virtual da arquitetura e das atrações da Fiocruz dentro do Minecraft
Transmissão no Canal Jogos e Saúde do YouTube

 29 de maio de 2021
14h30 - Ato de Acolhimento, Esperança e Fé na Ciência
Ato inter-religioso em homenagem aos trabalhadores e familiares vítimas de covid-19 e aos trabalhadores que atuaram no enfrentamento da pandemia
Com a participação de: Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro;  Padre Marcelo Torres (Igreja Ortodoxa Antioquena); Pastor Silas Esteves (Igreja Evangélica Betesda); Sheikh Adam Muhammad (representante religião muçulmana); Fabiane Gaspar (representante religião espírita); Papiõn Cristiane Santos (representante Indígenas/Catimbó de Jurema); Pai Marcio de Jagun (representante Candomblé); Kunti (Hare Krishna); Athamis Barbara (Xamanismo); Sacerdote Og Sperle (representante religião Wicca); Vanessa Machado (representante mórmon - Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e Gabriel Shisil Yeshe (Budista). 
Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Transmissão pelo Canal da Fiocruz no Youtube

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar