Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz comemora dia da Educação com homenagem a seus docentes e pesquisadores


19/10/2023

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Pluralidade. Esse foi o conceito mais destacado durante o Dia da Educação Fiocruz 2023. A cerimônia, em 16 de outubro, agraciou 11 estudantes na sétima edição do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Poct) e um aluno contemplado no Prêmio Capes de Teses; concedeu a Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional à pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Magali Romero Sá, e ainda homenageou todos os docentes em uma celebração cheia de emoção e agradecimentos. Tanto os integrantes da mesa de abertura, assim como os agraciados com os prêmios falaram sobre a diversidade, a multiplicidade de ideias, o respeito e as oportunidades de ensinar e aprender na Fiocruz.

Trazendo alegria e leveza ao encontro, o projeto Rio de Música, associado à ONG Rio de Paz, foi o responsável pela trilha sonora do Dia da Educação. Eles interpretaram as músicas Asa branca e Sabiá, de Luiz Gonzaga, Anunciação, de Alceu Valença, e O morro não tem vez, de Tom Jobim. O projeto atua em áreas circunvizinhas à Fiocruz e, em 2023, completa dez anos com centenas de alunos dessas comunidades já tendo passado por lá. A iniciativa conta com professores voluntários e periodicamente realiza campanhas de financiamento coletivo para a sua manutenção.

Durante a mesa de abertura, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, falou sobre a potencialidade das políticas sociais para o acesso mais igualitário à educação. "As políticas sociais — e em particular as políticas de educação — tem uma potência extraordinária para ajudar a transformar a realidade social. A educação, além de ser um direito em si que é defendido por nós, condiciona o acesso a todos os demais direitos, sabemos disso! Portanto, fortalecer a educação pública, assim como o SUS e a ciência nacional é um compromisso institucional para reduzir as assimetrias sociais", disse ela. 


Cristiani comentou ainda que o reconhecimento da Medalha de Mérito Educacional tem forte simbolismo para a Vpeic, pois é uma ampla homenagem aos professores, "essas pessoas que colocam amor na sua prática profissional e entregam suas vidas à atividade de formar pessoas". Já sobre o Poct, ela se alegrou pela diversidade de unidades contempladas neste ano — foram oito no total — e parabenizou os egressos, enfatizando que os anos de doutorado são sempre desafiadores, mas lembrou que os alunos que defenderam suas teses agora atravessaram também a pandemia de Covid-19 e enfrentaram ainda mais dificuldades. "O principal produto do doutorado não é a tese, mas, sim, a pessoa e a transformação pela qual cada estudante passa ao longo de sua trajetória", registrou.  

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, em vídeo, expressou seu orgulho e admiração a todos os profissionais dedicados ao ensino e à formação de profissionais de saúde, e reafirmou o compromisso inabalável da Fiocruz com a produção do conhecimento que impacta positivamente na saúde e no bem-estar da nossa população. Além deles, a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, a diretora do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), Lucia Helena da Silva e o coordenador de ensino da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz - Rio de Janeiro (APG-Fiocruz/RJ) e doutorando do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Matheus Rodrigues, também compuseram a mesa de abertura. 

Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional

A historiadora e pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da COC/Fiocruz, professora do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC) e amiga há mais de 26 anos da homenageada, Simone Kropf, foi a responsável por conduzir a homenagem a Magali Romero Sá. Em sua apresentação, ela discorreu sobre a vida pessoal e profissional de Magali e contou que "sua simpatia, entusiasmo e gentileza conquistaram minha amizade já nosso primeiro contato". Mas, segundo Simone, para muito além disso, "Magali é, sem dúvida, um dos exemplos mais notáveis da dimensão multi e transdisciplinar fundamentais para os processos de inovação na ciência". Outra dimensão fundamental da trajetória da Magali apontada é a produção de memória institucional e a organização e disponibilização de acervos arquivísticos, extremamente relevantes para a construção de novas linhas de pesquisa e também para a divulgação das ciências e da saúde junto à sociedade brasileira. "Magali é uma das cientistas mais notáveis da história da Fiocruz", disse. 

Magali é bióloga com mestrado em Ciências Biológicas e doutora em História e Filosofia da Ciência. Ela é pesquisadora da Fiocruz desde 1997. Ela é professora do PPGHCS/COC, e, atualmente, ocupa o cargo de vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da COC. Ela orienta e supervisiona alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado do PPGHCS e do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, além de coordenar projetos de pesquisa nacionais e internacional pela British Academy. Magali é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); integra o conselho consultivo da Sociedade Brasileira de História da Ciência e é membro do conselho editorial do periódico Medical History.

Magali participou da outorga da Medalha de forma remota, pois está em uma missão na Europa para discutir possibilidades de novas cooperação de instituições locais de pesquisa com a Fiocruz. A Medalha foi entregue — simbolicamente — pelas mãos de Cristiani Vieira Machado. "Somos muito orgulhosos de sermos seus amigos, é um grande privilégio tê-la conosco. Você é a cara da Fiocruz", disse a vice-presidente. Magali falou sobre a emoção e honra de receber essa homenagem. "Agradeço a Casa de Oswaldo Cruz que me acolheu. Entrei na Fiocruz muito novinha e todo o meu futuro foi direcionado pelo que aprendi nesta instituição. Eu devo muito a todos vocês e aos meus alunos queridos, com os quais pude contribuir, ajudar e compartilhar. Eles não são só alunos, são colegas de profissão. Sinto-me muito feliz por ser parte da Fiocruz e poder formar esses jovens", agradeceu Magali.

Prêmio Capes de Teses

Neste ano de 2023, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Marlon Dias Mariano dos Santos recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses com o trabalho Avanços na proteômica: novas tecnologias de aquisição de dados, ferramentas, e estratégias de análise, com orientação de Paulo Carvalho e coorientado por Juliana Carvalho, ambos pesquisadores do ICC/Paraná. A estudante egressa do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (PGPAT), oferecido pela Universidade Federal da Bahia em associação ampla com o Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), María Belen Arriaga Gutiérrez também recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023 com o trabalho Determinantes clínicos e epidemiológicos da susceptibilidade à infecção pelo Mycobacterium tuberculosis e da resposta terapêutica em pacientes com tuberculose. O trabalho foi orientado pelo pesquisador do IGM/Fiocruz Bahia e docente permanente do PGPAT, Bruno de Bezerril Andrade.

Ambos os estudantes agradeceram aos seus orientadores e destacaram a importância da Fiocruz — de seus laboratórios, o acesso a materiais e dados para pesquisa, além de agradecerem a todo o corpo de trabalhadores da instituição e colegas de curso. "Seu trabalho mudou a minha vida em todos os sentidos", declarou María sobre a orientação de Bruno Bezerril. 

7ª edição do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses

O Poct distinguiu teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde nas seguintes áreas temáticas de atuação da Fiocruz: Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina, Ciências Humanas e Sociais, Medicina e Saúde Coletiva. E premiou 11 alunos provenientes de oito diferentes unidades da Fundação. 

Área Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina

A premiada da área foi Larissa Krokovsky com o trabalho Dinâmica da infecção pelos vírus zika e mayaro em mosquitos Culex quinquefasciatus e Aedes aegypti em modelo animal, ligado à Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (PPGBBS), ligado ao Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco). Já na categoria Menção Honrosa, foram contempladas: Camila Sales Nascimento, com o trabalho Aplicação de nanopartículas de óxido de ferro na polarização de macrófagos associados a células derivadas de neoplasias mamárias, elaborado no Programa de Ciências da Saúde, ligado ao Instituto Renè Rachou (IRR/Fiocruz Minas Gerais); e Nathália Alves Araujo de Almeida, com  o trabalho Hepatite B oculta em portadores de hepatite C crônica, impacto para o plano de eliminação das hepatites virais e o futuro das imunoterapias e terapias gênicas, ligado ao Programa de Medicina Tropical (PPGMT) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 

Área Ciências Humanas e Sociais

A premiada da área foi Tatiana Clebicar Leite, com o trabalho 'Transver o mundo’: o Dia Nacional da Visibilidade Trans pela ótica de pessoas, campanhas e notícias, defendido no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ligado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Na categoria Menção Honrosa, foram contemplados João Luiz Garcia Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC) com o trabalho O observador: medicina, sociedade e sensibilidade na trajetória intelectual de Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739-1815); e Janio Gustavo Barbosa do (PPGICS/Icict/Fiocruz), com o trabalho Infraestrutura de Informação na Fronteira entre Saúde e Direito: ampliando o diagnóstico da judicialização no Brasil. 

Área Medicina

A premiada da área foi Jaline Alves Cabral da Costa, pelo Programa de Medicina Tropical (PPGMT) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com a tese Influenza B em diferentes regiões brasileiras (2010-2018): epidemiologia molecular, dinâmica evolutiva e implicações para a vigilância em saúde e imunoprevenção, sob a orientação de Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira e a coorientação de Maria de Lourdes Aguiar Oliveira). Na categoria Menção Honrosa, a contemplada foi Mariana Araújo Pereira, pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana interinstitucional entre a Fiocruz Bahia e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o trabalho Determinantes da relação entre anemia e desfechos clínicos desfavoráveis em pessoas vivendo com HIV, orientada por Bruno de Bezerril Andrade. 

Área Saúde Coletiva

A premiada da área é Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes, pelo Programa de Saúde Pública na Amazônia, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), com o trabalho Territórios da Atenção Básica de Saúde do Amazonas: transformações sociais sob o signo da pandemia da Covid-19, sob a orientação de Júlio Cesar Schweickardt. Já as Menções Honrosas foram para Fernanda Esthefane Garrides Oliveira, do Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), com o trabalho Desigualdades raciais na ocorrência de multimorbidade entre adultos e idosos brasileiros: 10 anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), sob a orientação e coorientação, respectivamente, de Leonardo Soares Bastos e Rosane Härter Griep; e Carolinne Thays Scopel, também do Programa de Saúde Pública da Ensp/Fiocruz, com o tema Estratégias de acumulação de capital das Big Pharma: estudo de empresas selecionadas entre 2008 e 2019, com orientação de Maria Auxiliadora Oliveira e coorientação de Artur Monte Cardoso.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar