Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Bahia realiza sessão científica sobre visualização de dados de saúde e ciência


05/07/2022

Fonte: Fiocruz Bahia

Compartilhar:

Na próxima sexta-feira, 08 de julho, às 11h, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) recebe para uma sessão científica on-line o professor da Universidade de Miami (UM) Alberto Cairo. Um dos maiores nomes do mundo em visualização e jornalismo de dados, Cairo é titular da cátedra de jornalismo visual da UM e diretor do Centro de Visualização, Comunicação de Dados & Design de Informações do Instituto de Ciência de Dados e Computação da UM.

Para o Cidacs, Cairo falará sobre Aspectos a considerar ao criar visualizações sobre saúde e ciência. A sessão científica será pela plataforma Zoom e faz parte das iniciativas do projeto Avaliando os efeitos das desigualdades sociais na Covid-19 em um país de baixa e média e renda, criador do Índice de Desigualdades Sociais para Covid-19 (IDS-COVID-19). As inscrições podem ser feitas aqui.

Cairo, que é autor dos livros How Charts Lie: Getting Smarter About Visual Information, The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication, The Functional Art: an Introduction to Information Graphics and Visualization e outros, já foi diretor de infográficos e multimídia da Editora Globo, professor na Escola de Jornalismo da Universidade da Carolina do Norte e liderou a criação do Departamento interativo de Infográficos do El Mundo Espanha.

O jornalista e designer também já ganhou diversos prêmios internacionais de infográficos Malofiej e Societ for News Design, além de ter ganhado recentemente o Prêmio Sigma de Jornalismo de Dados num projeto colaborativo com o Google e o El Universal, um dos maiores jornais do México. Já lecionou e consultou em quase 30 países, além de ter trabalhado para a Microsoft, Google e Guarda Nacional dos Estados Unidos.

Serviço

Sessão Científica com Alberto Cairo, titular da cátedra de jornalismo visual da Universidade de Miami
Data: Sexta-feira, 08 de julho
Horário: 11h
Transmissão na Plataforma Zoom. Inscrições

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar