Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento virtual debate comunicação territorializada em Manguinhos (12/4)


11/04/2023

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

O canal Cidades em Movimento apresenta, no dia 12 de abril, a partir das 18h, o debate “Quando Manguinhos Fala: Por uma comunicação territorializada e popular”. A programação faz parte da série “Manguinhos: Que Território é Esse?”, promovido pelo Projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU), da Cooperação Social da Fiocruz. 

Segundo os organizadores, Manguinhos – conjunto de favelas localizados na Zona Norte do Rio de Janeiro -  tem marcadas em sua história importantes experiências de mobilização e luta por um viver digno e saudável. Do agir coletivo, característico do território, nascem também inquietações relacionadas a formação de narrativas sobre e para sua população, sobretudo, aquelas produzidas e difundidas pelas organizações atuantes em Manguinhos. Nesse sentido, a criação da Agência de Comunicação Comunitária, do Conselho Comunitário de Manguinhos, e sua expressão mais difundida a partir do jornal “Fala Manguinhos!”, é um instrumento importante de organização e manifestação de denúncia, análise e reivindicação de direitos do território. O processo vem sendo apoiado pela Cooperação Social da Fiocruz desde 2011. 

O projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos da Cooperação Social da Fiocruz (PTSSCU/CCSP-Fiocruz) apresenta amanhã, a partir das 18h, o encontro “Quando Manguinhos Fala: Por uma Comunicação Territorializada e Popular”, no canal Cidades em Movimento (YouTube). Na linha conceitual desta série, que valoriza o bom diagnóstico para construção de ações eficazes, o debate pretende discutir as experiências de comunicação comunitária desenvolvidas em Manguinhos, refletindo sobre os desafios históricos e atuais de organização, acesso e difusão de informações sobre e para o território. 

O debate será apresentado por Brunna Arakaki, comunicóloga com habilitação em produção editorial, membro do projeto PTSSCU (CCSP/Fiocruz). Participarão como debatedores Fábio Monteiro, presidente da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos/Jornal Fala Manguinhos, Membro do Conselho Comunitário de Manguinhos (CCM) e Nathalia Mendonça, jornalista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pesquisadora de comunicação comunitária em territórios de periferias, favelas e baixada fluminense RJ, bolsista da Cooperação Social da Fiocruz. A mediação será feita por  Andre Lima, Doutor em História das Ciências e da Saúde, membro do colegiado gestor do projeto PTSSCU (CCSP/Fiocruz). 

Quando Manguinhos Fala: Por uma comunicação territorializada e popular 
Data: 12/04/2023 
Horário: 18h 

Link para transmissão: https://www.youtube.com/live/g1sz366MT0A?feature=share 

Voltar ao topoVoltar