23/06/2021
Por: Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)
A utilização do zebrafish como modelo experimental nas mais diferentes áreas de pesquisa de doenças humanas no mundo todo é o tema do evento virtual promovido pelas instituições brasileiras INCQS/Fiocruz, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Bioscar, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), nos próximos dias 8, 9, 15 e 16 de julho, das 8h30 às13h. Irão compor o debate representantes do Brasil, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Taiwan, Portugal, Uruguai, Índia, Países Baixos e Bélgica.
Este encontro internacional pretende apresentar a importância do zebrafish (Danio rerio) como uma relevante plataforma para estudo de eventos moleculares, estratégias terapêuticas e avaliação dos mecanismos fisiológicos de diversas patologias entre outros temas atuais.
Podem participar deste evento inteiramente gratuito, profissionais e estudantes com interesse em aprimorar a prática de experimentação animal e demais interessados da área da saúde.
"A versatilidade deste modelo animal faz com que ele se destaque nas mais diferentes linhas de pesquisa, será uma oportunidade de apresentar aos pesquisadores e alunos novas possibilidades de sucesso. Além disso, este evento marca a união das instituições de pesquisa e ensino brasileiras além de incentivar e fortalecer a integração entre países e promovendo a possibilidade de internacionalização das instituições", comenta Renata Jurema Medeiros, do Laboratório de Fisiologia do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS, que é uma das organizadoras do evento.
Saiba mais sobre o Laboratório Zebrafish do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
Inscreva-se no evento e receba o link de cada dia.
Confira a programação:
Mais em outros sítios da Fiocruz