Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento do Cris/Fiocruz debate 'Saúde única na fronteira sul'


30/05/2023

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta semana irão debater o tema da Saúde única na fronteira sul. O webinário desta quarta-feira (31/5) ocorre em colaboração com a Rede Saúde Única do Rio Grande do Sul e integra o 1º Simpósio de Saúde Única do estado. O evento reunirá profissionais da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde (MS), da Fundação e de universidades, que trarão exemplos e abordagens sobre o tema. O painel começa às 10h e é transmitido em português, inglês e espanhol. 

Para trazer a visão da Opas sobre Saúde Única, participará do webinário o coordenador do programa de Emergências em Saúde da organização em Brasília, Alexander Rosewell. Já a consultora no Grupo Técnico de Saúde Única da Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Natiela Beatriz de Oliveira, falará sobre governança, ações e serviços de vigilância zoonótica e doenças de transmissão vetorial no país.

A epidemiologista e professora adjunta da Universidade de Georgetown Cristina Schneider tratará de um exemplo de aplicação, no Rio Grande do Sul, da abordagem de Saúde Única. A professora da Escola de Saúde da Unisinos Melanie Dutra também levará para o webinário lições aprendidas no estado; desta vez, com relação ao enfrentamento da Covid-19.

Coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio terá como tema de sua fala “vigilância integrada como estratégia em saúde única”. A coordenação e a introdução do webinário é do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), que organiza os Seminários Avançados, Paulo Buss. 

Em português:

 

Em espanhol:

Em inglês:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar