Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

EPSJV lança série de podcasts sobre histórias de profissões técnicas da área da Saúde


16/08/2023

Por Talita Rodrigues (EPSJV/Fiocruz)

Compartilhar:


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lança a série de podcasts Técnicos do Cuidar, que conta a história de profissões técnicas da área da Saúde.

A série é composta por 14 episódios. A cada semana, a partir de 10 de agosto de 2023, dois novos episódios serão lançados e estarão disponíveis em todos os tocadores de podcast. Para ouvir, procure por Podcast Poli nas plataformas de áudio.

Ao longo de cada episódio, o ouvinte vai conhecer a história de uma profissão técnica da área da Saúde, saber como é o cotidiano desses profissionais e conhecer alguns deles, que contarão sua experiência de trabalho.

Nos 14 episódios da série Técnicos do Cuidar, o ouvinte vai conhecer mais sobre o trabalho dos seguintes profissionais: Técnico e auxiliar de Enfermagem; Agente Comunitário de Saúde; Agente Indígena de Saúde; Técnico e auxiliar em Saúde Bucal; Técnico em Radiologia; Técnico em Vigilância em Saúde; Técnico em Citopatologia; Técnico em Hemoterapia; Técnico em Análises Clínicas; Técnico de Equipamentos Biomédicos; Técnico em Registros e Informações em Saúde; Técnico em Gerência em Saúde; Cuidador de Idosos e Doulas. As duas últimas profissões ainda não foram reconhecidas como profissões técnicas, mas, como são áreas de atuação da EPSJV, foram incluídas na série como episódios bônus.

Educação Profissional

Técnicos do Cuidar é a segunda série de podcasts lançada pela EPSJV. Em maio de 2023, foi lançada a série Formação Profissional no Brasil: onde Educação e Trabalho se encontram, que conta a história da Educação Profissional no Brasil, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A série é composta por sete episódios, que também estão disponíveis em todos os tocadores de podcast. Para ouvir, procure por Podcast Poli nas plataformas de áudio.

Ao longo dos episódios, o ouvinte pode conhecer a trajetória de profissionais formados por escolas técnicas em diversas décadas e também a análise de especialistas sobre a trajetória da educação profissional no Brasil.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar