Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz lança livro sobre saúde em municípios remotos

15/08/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Novo título da Editora Fiocruz, Atenção primária à saúde em municípios rurais remotos no Brasil busca compreender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, tendo em vista a organização e provisão da Atenção Primária à Saúde (APS), alinhada aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fruto do esforço do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstituicional do CNPq, Pesquisas em Atenção Primária à Saúde, do qual participam Márcia Cristina Rodrigues Fausto e Ligia Giovanella, pesquisadoras da Escola Nacional de Sáude Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, duas das organizadoras da obra, o estudo é decorrente de cooperação do Ministério da Saúde com a Fiocruz.

O livro é composto de 14 capítulos distribuídos em três partes, além da Introdução. Cada capítulo trata de temas diversos envolvidos no acesso e na organização da APS nos diferentes cenários da pesquisa e relacionados com dificuldades presentes em todos os territórios do estudo.

Na Introdução, os organizadores apresentam o tema saúde em território rural remoto no Brasil e as lacunas de investigação e de definição de políticas públicas voltadas para esses territórios. É um convite à reflexão sobre os permanentes desafios para a implementação de políticas de saúde orientadas para a superação de barreiras de acesso e ampliação da equidade e do direito à saúde em localidades frequentemente invisibilizadas.

Na primeira parte do livro, os quatro capítulos buscam contextualizar temas necessários à compreensão do cenário rural no Brasil, como conceitos, definições e desigualdades socioespaciais. Apresenta-se a experiência de se produzirem pesquisas em áreas de difícil acesso e o recorte metodológico adotado na pesquisa.

A segunda parte do livro conta com seis capítulos que abordam temas relacionados à organização e ao acesso aos serviços de APS em territórios rurais remotos nas seis áreas definidas na pesquisa: Norte Estradas, Norte Águas, Matopiba, Norte de Minas Gerais, Semiárido e Vetor Centro-Oeste.

Na terceira parte, nos três primeiros capítulos, discutem-se temas transversais relevantes para a estruturação de políticas de fortalecimento da APS em áreas rurais remotas brasileiras: força de trabalho em saúde, o trabalho de agentes comunitários de saúde e a necessária interlocução entre serviços de APS e a comunidade. O 14o capitulo realiza o fechamento da obra.

A obra estimula a reflexão e instiga o interesse investigativo acerca de realidades tão singulares, pouco exploradas, por vezes invisibilizadas e não dimensionadas no financiamento, no planejamento e na execução de políticas públicas.

Sobre os organizadores

Márcia Cristina Rodrigues Fausto é assistente social sanitarista, doutora em saúde coletiva; professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.
Patty Fidelis de Almeida é psicóloga, doutora em saúde pública, com pós-doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo; professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.
Adriano Maia dos Santos é odontólogo, doutor em saúde pública; docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na mesma instituição e líder do grupo de pesquisa Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde.
Aylene Bousquat é médica, doutora em medicina preventiva; professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Livre-docente pela FSP/USP e pesquisadora do CNPq.
Ligia Giovanella é médica sanitarista, doutora em saúde pública, com pós-doutorado no Instituto de Sociologia Médica da Universidade J. W. Goethe de Frankfurt (Alemanha); pesquisadora sênior da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

Voltar ao topoVoltar