Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

ENSP e IFF vão realizar seminário Estratégias de Apoio à Redução da Mortalidade Materna e Neonatal


07/11/2023

ENSP/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 13 de novembro, das 14h30 às 16h30, a ENSP e o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) vão promover o seminário Estratégias de Apoio à Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. O evento integra as atividades do curso Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade. O objetivo é compartilhar experiências sobre a formação ofertada pelo curso para o fortalecimento dos Comitês de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

A abertura do seminário vai contar com a presença do diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral do Ministério da Saúde (DGCI/SAPS/MS), Marcos Vinícius Soares Pedrosa, a coordenadora da Saúde da Mulher (Cosmu/DGCI/SAPS), Monica Iassanã, a coordenadora-geral de Informações e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde (CGIAE/DAENT/SVSA/MS), Marli Souza Rocha, a coordenadora de Ações Nacionais da Coordenação da Estratégia para Redução da Mortalidade Materna e Neonatal do IFF/Fiocruz, Cynthia Magluta, e a coordenadora do curso Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade da ENSP/Fiocruz, Sonia Bittencourt. 

Já o painel Vigilância de Saúde Materna terá a participação do coordenador-adjunto do curso de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade do IFF/Fiocruz, Marcos Dias. 

A mesa Contribuição do curso no fortalecimento de ações de melhoria do cuidado à saúde materna e neonatal: a experiência de tutores-docentes vai contar com a presença da coordenadora da Vigilância em Saúde da Região do Litoral Leste Jaguaribe/Secretaria da Saúde do Ceará, Vanuza Cosme Rodrigues, e o gerente de Educação Permanente do SUS da Escola Tocantinense do SUS/Secretaria de Estado da Saúde de Tocantins, Paulo Henrique Mendes Teixeira. 

O debate será mediado pela coordenadora-adjunta do curso de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Mayumi Wakimoto. 

Confira a programação completa

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar