Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ensp abre inscrições para Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial


21/12/2022

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Cesmap), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Os interessados em concorrer no processo seletivo para a nova turma devem se inscrever até o dia 14 de fevereiro. O curso se destina a profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalham indiretamente com o campo ou tenham interesse. 

A edição 2023 foi lançado no dia 14 de dezembro durante o seminário Formação e Crítica: reconstruindo o futuro, que celebrou os 40 anos de existência do curso de especialização. Neste próximo ano, o curso será presencial, modalidade retomada após a última edição, que foi online, reunindo alunos de diversos estados e regiões do país. A carga horária total é de 400 horas, com aulas em período integral às quintas e sextas-feiras. Mais informações estão disponíveis no edital.

“O curso possui uma importância histórica na formação de um pensamento crítico para trabalhadores, pesquisadores e demais atores do campo da saúde coletiva e Reforma Psiquiátrica antimanicomial, tendo como um de seus idealizadores o professor Paulo Amarante, que coordenou o curso até 2020. Neste momento de reconstrução das políticas públicas e necessidade de ampliação das estratégias para o avanço da Reforma Psiquiátrica no país, o Cesmap reafirma seus compromissos também com as diretrizes do SUS”, afirmou a coordenadora do curso, Ana Paula Guljor. “Neste sentido, é fundamental a construção dialética de uma formação em saúde mental que contribua para qualificação de trabalhadores e profissionais para atuação nas redes de atenção psicossocial”, completou.

Sobre o curso

Ao utilizar não apenas de aulas expositivas, mas discussões, seminários, debates sobre filmes e vídeos da área da saúde mental e outras, que trazem para o campo importantes contribuições, o curso procura oferecer um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da saúde mental. Ao concluir o curso deseja-se que o aluno possa identificar necessidades territoriais, planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de reabilitação e atenção psicossocial a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica. 

Total de vagas: 25
Início do curso: 18/05/2023
Término das aulas: 17/11/2023
Período da Elaboração do TCC: 17/11/2023 a 08/03/2024
Término do Curso: 08/03/2024
Edital


 

Voltar ao topoVoltar