22/10/2020
Fonte: Ensp/Fiocruz
O documentário Fio da Meada, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, discute a crise da modernidade a partir dos conflitos ambientais e alternativas apresentadas por movimentos sociais e suas lutas em diálogo com intelectuais. Os desastres se multiplicam, mas as soluções estão sendo semeadas em diversos territórios e passam pelo reencontro com a natureza e a sabedoria numa ecologia de saberes.
Com roteiro desenvolvido pelo diretor e os pesquisadores Marcelo Firpo e Marina Fasanello, o filme conta com a participação de inúmeros intelectuais e ativistas de dentro e fora do Brasil, incluindo Boaventura de Sousa Santos, Vandana Shiva, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o boliviano Oscar Oliveira, Raquel Rolnik, Guilherme Boulos, indígenas Munduruku, quilombolas e ribeirinhos do Pará, camponesas do semiárido, caiçaras de Paraty e militantes do MTST.
Em época de tantas crises vale a pena conferir o debate com o diretor, os roteiristas, Boaventura de Sousa Santos e o cacique Jairo Saw Munduruku.
Serviço
Live Documentário Fio da Meada - arte e cologia de saberes para a transformação social
Data: 22/10
Horário: 16h / Transmissão