Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançado guia sobre biodiversidade e Covid-19


22/10/2020

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

A transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) de humanos para animais, em especial para os grupos dos primatas, morcegos e carnívoros, é uma preocupação de diversas sociedades científicas, de organizações de saúde e de conservação animal. Nesse contexto, têm sido elaboradas recomendações específicas para minimizar os riscos de transmissão nas atividades que envolvam proximidade, contato ou manuseio de animais.

Uma delas é o guia Recomendações Biodiversidade & Covid-19, que reúne orientações sobre uso público e pesquisa científica em unidades de conservação e outros ambientes naturais. O conteúdo visa evitar a transmissão do vírus entre funcionários, visitantes, comunidades tradicionais, pesquisadores e usuários de unidades de conservação e reduzir os riscos de contaminação de mamíferos selvagens.

A iniciativa é fruto de um trabalho conjunto de seis Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O material conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e de dezenas de instituições de referência nacional.

Pesquisadores do Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios do IOC participaram da elaboração do documento. A equipe atua no desenvolvimento de diversos estudos, incluindo os fatores relacionados à história natural e à dinâmica de transmissão de zoonoses em mamíferos silvestres. Também contribuíram pesquisadores do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC, que realizam estudos comparativos com vírus entéricos de origem humana e animal com importância em saúde pública e avaliam sua dispersão no meio ambiente.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar