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Divulgação Científica para Equidade e Justiça é tema de aula na Casa de Oswaldo Cruz (13/3)


13/03/2023

Fonte: COC/Fiocruz

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O mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e a especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), promovem aula aberta conjunta sobre o tema Divulgação Científica para Equidade e Justiça, com o professor Alan Alves Brito, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Angela M. Calabrese-Barton, professora de Estudos Educacionais na Universidade de Michigan (EUA). A aula, em 13/03, às 14h, acontece no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Com tradução simultânea, o evento pode ser acompanhado no canal da COC/Fiocruz no YouTube.

Em sua palestra, Alan desenvolve o tema Encontro de saberes: educação e divulgação das ciências na perspectiva antirracista. Ele é bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, tem mestrado e doutorado em Ciências (Astrofísica Estelar) pela Universidade de São Paulo (USP). Com estágios de pós-doutorado no Chile, Estados Unidos e Austrália, Alan foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Física da UFRGS, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão.

Autor de livros de literatura, educação e divulgação em ciências, Alan foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2020, e vencedor da edição 2022 do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq. O pesquisador coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional (UAI). Alan também foi diretor do Observatório Astronômico da UFRGS (2017-2020) e membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020).

Angela Calabrese Barton abordará o tema YESTEM project (Justice-oriented Informal STEM Learning). Ex-professora de química e educadora não formal de ciências, a pesquisadora continua a ensinar na área de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), em atividades pós-escola em centros comunitários e espaços maker (ambiente em que os alunos fazem diversas tarefas), em colaboração com jovens e estudantes universitários, como parte de sua pesquisa e prática.

A pesquisa de Calabrese Barton se concentra em projetar e implementar o ensino de ciências equitativo e socialmente justo em organizações escolares e comunitárias que atendem a jovens historicamente marginalizados pela sociedade dominante. Ela estuda como essas práticas e abordagens ajudam os jovens a alavancar a ciência como um contexto e uma ferramenta para a transformação social, com foco particular na agência e nas identidades juvenis. A pesquisadora adota uma abordagem crítica e participativa, envolvendo jovens, professores e parceiros da comunidade como co-pesquisadores e co-designers, na medida em que buscam de forma colaborativa interromper e transformar as opressões sistêmicas na ciência, na escola e na sociedade. 

Serviço

Aula de abertura: Divulgação Científica para Equidade e Justiça
Data: 13 de março
Horário: 14h
Convidados: Alan Alves Brito (Instituto de Física da UFRS) e Angela M. Calabrese-Barton (Universidade de Michigan/EUA)
Transmissão

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