Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Diabetes: exercícios e alimentação balanceada ajudam a prevenir


13/11/2015

Por Renata Augusta / Portal Fiocruz

Compartilhar:

Trinta minutos de exercícios físicos diários podem reduzir os riscos de se desenvolver o diabetes tipo 2. Outro pilar da prevenção contra essa modalidade do distúrbio, afirmam diversas entidades, é a alimentação balanceada. Um estilo de vida saudável pode prevenir em até 70% esse tipo de diabetes, indica a Federação Internacional do Diabetes (IDF). Já para o tipo 1, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa não haver modo de prevenção conhecido, mas recomenda como estratégias de gestão da doença tanto a alimentação saudável quanto a prática de exercícios.

O endocrinologista Leonardo Eksterman, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), informa que pequenas reduções de peso, como quatro quilos, também podem causar grande impacto na redução do risco da doença em pessoas obesas. “Muito se pesquisa sobre prevenção de diabetes e já se sabe, por exemplo, que a prática de atividade física regular, independentemente da perda de peso, pode evitar o aparecimento da doença em até 30% nas pessoas com alto risco de desenvolvê-la”, informa.

O especialista defende estratégias que favoreçam a perda de peso como forma de reduzir a chance de aparecimento da doença e sugere “diminuir o consumo de bebidas adoçadas e aumentar o consumo de fibras”. Em sua análise, a geração tecnológica também desenvolve hábitos de vida que estimulam a prevalência do diabetes. Segundo Eksterman, estima-se que uma hora em frente à televisão, diariamente, possa contribuir para o aumento do peso corporal em um quilo por ano.

Ações na Fiocruz

Na Fiocruz, existem ações voltadas para a prevenção desse distúrbio metabólico. Na Clínica de Família Victor Valla (CFVV), por exemplo, a atenção básica atua para evitar fatores de risco como sedentarismo e obesidade. Há também atividades coletivas com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis para os pacientes, como o Grupo de Usuários Diabéticos e a Academia Carioca.

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria é outro polo de atendimento para pessoas com diabetes, com projetos que propagam a alimentação saudável desde a infância e grupos nos quais os pacientes trocam experiências sobre como lidar com a doença de forma mais positiva. O Centro e a Clínica de Família Victor Valla são geridos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp).

No âmbito interno, o Programa Circuito Saudável busca conscientizar a comunidade Fiocruz sobre a adoção de hábitos alimentares balanceados e de prática esportiva, visando a prevenção de doenças crônicas como o diabetes. O projeto tem coordenação da equipe de Nutrição do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST) e parceria com a Caixa de Assistência Oswaldo Cruz (FioSaúde) e Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). A nutricionista Wanessa Natividade (CST-Direh/Fiocruz), que integra o projeto, traz dicas sobre prevenção no vídeo acima.

Voltar ao topoVoltar