Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Curso de políticas públicas destinado a lideranças sociais tem inscrições abertas


08/05/2017

Compartilhar:

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Fundamentado nas experiências acumuladas com os cursos de Governança Territorial Democrática e de Elaboração de Projetos Sócio Comunitários em anos anteriores, a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz oferece em 2017 o curso Estratégias para territorialização de políticas públicas em favelas. A formação proposta é constituída por dois módulos que podem ser cursados de forma independente e destina-se exclusivamente para os territórios do Complexo do Alemão, Arará, Jacarezinho, Manguinhos e Maré.

Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições para o primeiro módulo estão abertas do dia 8 a 12 de maio e as inscrições podem ser feitas pela internet. A certificação será dada pela Fiocruz.

Critérios para inscrição

O candidato deve ser morador ou atuar em organizações/movimentos sociais do Complexo do Alemão, Arará, Jacarezinho, Manguinhos e Maré; preferencialmente ter o ensino médio e disponibilidade para comparecer às aulas nas terças e quintas-feiras, de 17h às 20h15, no campus Manguinhos da Fiocruz.

O primeiro módulo explorará bases conceituais e metodológicas potentes para subsidiar uma governança territorial democrática nos espaços de favelas a partir da perspectiva da territorialização de políticas públicas – isto é, da construção, acompanhamento e controle social.  O plano do curso reúne temas como: Território, Participação e Produção de Conhecimento, Estratégias Sócio-territoriais, e Saúde e democracia. A carga horária é de 72 horas/aula.

No segundo módulo serão abordadas ferramentas para construção de diagnósticos e para elaboração de projetos sócio comunitários. Nesse período, serão apresentadas aos participantes diferentes metodologias de redação de projetos, intervenção territorial, redes solidárias e captação de recursos. A carga horária é de 84 horas/aula.

O curso Estratégias para territorialização de Políticas Públicas em favelas é uma realização da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz com apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz.

Serviço

Curso Estratégias para Territorialização de Políticas Públicas em Favelas

Módulo 1: Governança Territorial Democrática
Inscrições: De 8 a 12 de maio de 2017
Início das aulas: 30 de maio (terça-feira)
Dia e hora das aulas: Terças e quintas, de 17h a 20h15
Local: Campus Manguinhos – Avenida Brasil, nº 4.365 – Manguinhos – Rio de Janeiro, RJ
Mais informações podem ser obtidas no edital do curso ou pelo telefone 3882-9091 (tratar com Fábio Albuquerque ou Gladys Lopes)
Gratuito

Voltar ao topoVoltar