Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jornal ‘Fala Manguinhos!’ apresenta iniciativas culturais na região


05/05/2017

Compartilhar:

Por: Ana Maurice (Cooperação Social da Fiocruz)

Em sua 15ª edição impressa, o jornal Fala Manguinhos! traz um primeiro mapeamento de diversificadas iniciativas culturais presentes nas sublocalidades do Complexo de Manguinhos. O levantamento, que será feito de forma continuada pela equipe, subsidiará uma coluna fixa no site do veículo

A matéria de capa Complexo de Manguinhos, de Arte e Cultura mostra algumas das diferentes modalidades artísticas protagonizadas por grupos e coletivos locais. No campo da literatura, a matéria destaca o trabalho do Bando Editorial Favelofágico - editora sem fins lucrativos encubada no Ecomuseu de Manguinhos -, que visa promover a literatura a partir de favelas e periferias de centros urbanos; nas artes cênicas, as companhias Grupo Teatral do Parque Carlos Chagas e o Manguinhos em Cena; e na música, o Coletivos Pac'Stão - que organiza rodas de rima semanais no Centro Cívico de Manguinhos -, além da Escola de Música de Manguinhos, do Espaço Casa Viva/REDECCAP. 

A escalada da violência armada no bairro e seus reflexos para a saúde da mulher também foram pautados na matéria de serviço Violência e Saúde no Complexo de Manguinhos, construída com base nos resultados da pesquisa Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos: uma investigação preliminar, coordenada por Cecília Minayo e Mayalu Matos, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da Escola Nacional de Saúde Pública (Claves/Ensp/Fiocruz). A Carta de repúdio à violência, formulada por lideranças locais, da Maré, Alemão e outras favelas e bairros populares da cidade do Rio de Janeiro também foi publicada no jornal.

O conto Diário de uma mãe solteira, de autoria de Tarcísio Lima, escritor e morador de Manguinhos, encerra a edição. Seus textos figuram entre os publicados pela Festa Literária das periferias (Flupp) em 2016.

O jornal é uma iniciativa da agência de comunicação do Conselho Comunitário de Manguinhos, apoiada desde 2013 pela Cooperação Social da Fiocruz, e conta com a tiragem 10 mil exemplares - número estimado de domicílios nas favelas e conjuntos habitacionais de Manguinhos. Ele pode ser acessado também em sua versão online.  

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar