Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CSP destaca 17ª CNS e morbimortalidade materna


24/10/2023

Clara Rosa Guimarães (CSP)

Compartilhar:

A edição de setembro de 2023 da revista Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. O Editorial deste mês comenta a exuberante presença da pluralidade do povo brasileiro na 17ª Conferência Nacional de Saúde. O texto destaca também o protagonismo do movimento social no evento. “A pluralidade de corpos e vozes habitava os corredores, ocupava as salas, capilarizava as temáticas e adensava os debates”, concluem as autoras.

A Revisão publicada neste fascículo investiga e mensura a desordem física e social em vizinhanças da América Latina. Os autores afirmam que a padronização das variáveis utilizadas é fundamental para avaliar a desordem, considerando peculiaridades físicas e sociais separadamente.

A pesquisa Análise espacial da morbimortalidade materna em usuárias do Sistema Único de Saúde no Município do Rio de Janeiro, Brasil, 2014-2016 aponta que indicadores de morbimortalidade materna são elevados no município do Rio de Janeiro. Os resultados sugerem problemas na qualidade dos serviços e incapacidade da atenção obstétrica em atenuar desigualdades.

No artigo Capital estrangeiro e mudança estrutural no mercado privado de serviços de saúde brasileiro pesquisadores evidenciam como o capital estrangeiro e empresas financeiras tiveram destaque na capitalização de firmas que protagonizaram o processo de conglomeração no mercado privado de serviços de saúde. “Os desafios provocados pelas transformações econômicas, sociais e institucionais levaram à emergência de novos modelos de negócio no mercado privado de assistência à saúde brasileiro”, afirmam os autores.

O fascículo de setembro de Cadernos de Saúde Pública conta ainda com a Comunicação Breve e as Resenhas: Entre os muitos partos no Brasil, conhecer aqueles na luz do Daime e A defesa da saúde como um direito de todas as pessoas. Acesse a edição na íntegra aqui.

Voltar ao topoVoltar