Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: pesquisa vai avaliar risco de exposição de profissionais de saúde

Dois profissionais de saúde atendendo uma pessoa

17/07/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Uma pesquisa vai avaliar o quanto os profissionais de saúde estão expostos ao risco durante a epidemia do novo coronavírus. Profissionais e gestores da área da saúde já podem responder a um questionário online, para colaborar com a investigação desenvolvida pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis), do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).

Segundo a coordenadora de pesquisa do Proaqualis, Ana Luiza Pavão, o inquérito “visa a contribuir para mapear as características relacionadas ao processo de trabalho desses profissionais em meio à pandemia de Covid-19, bem como as iniciativas que estão sendo realizadas pelos gestores nos estabelecimentos de saúde pelo Brasil”.

A pesquisa enfoca dois aspectos:

- Adoção de medidas de segurança pelo profissional da área da saúde, em seus processos de trabalho, com foco principalmente no uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); 
- Organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários.

Disponível via Google Forms para facilitar o acesso on-line por meio de celular, tablet ou computador com acesso à internet, o inquérito é composto do ‘Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)’, que o profissional assinala a opção do concordância, as perguntas da pesquisa. Todo o processo dura no máximo, 15 minutos.

Para acessar os formulários para os profissionais e gestores, clique nos links abaixo:

Questionário para profissionais da área de Saúde

Questionário para gestores de estabelecimentos de Saúde

Voltar ao topoVoltar