Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: Fiocruz recruta voluntários para estudo com vacinas


02/07/2021

Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo, que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde (MS) e como referência para a Organização Mundial da Saúde (OMS) em Covid-19 nas Américas, está recrutando voluntários para contribuírem com o desenvolvimento de uma pesquisa científica que visa observar fatores imunes, genéticos e populacionais que influenciam como o organismo humano responde à vacinação contra o Sars-CoV-2.

O estudo recrutará até 150 voluntários residentes, preferencialmente, na cidade do Rio de Janeiro, que serão acompanhados por dois anos. Podem participar pessoas com ou sem imunidade prévia ao novo coronavírus, com idades entre 18 e 60 anos, índice de massa corporal (IMC) menor que 25 ou maior que 30 e que ainda não tenham sido vacinados contra a Covid-19. Serão analisadas respostas imunológicas às vacinas Astrazeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e Pfizer/BioNTech.

O estudo não promoverá aplicação de vacinas e, portanto, poderão participar apenas os indivíduos contemplados no calendário de vacinação na data do recrutamento.

A participação se dará em seis encontros presenciais, para entrevista e coleta de sangue diretamente na sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365).

Os encontros serão:

1- No dia em que tomar a primeira dose da vacina;

2- No dia em que tomar a segunda dose;

3- Um mês após tomar a segunda dose;

4- Seis meses após tomar a primeira dose;

5- Um ano após tomar a primeira dose;

6- Dois anos após tomar a primeira dose da vacina.

Não haverá custeio de transporte e alimentação. Ao longo do estudo, em caso de suspeita de Covid-19, os voluntários serão encaminhados para realização de testes específicos.

Todos os voluntários irão receber, presencialmente, explicações sobre os objetivos, metodologia, benefícios e potenciais riscos da pesquisa. A participação efetiva do voluntário somente se dará após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (termo que manifesta anuência à participação na pesquisa).

A partir das amostras de sangue serão realizados testes para quantificação de anticorpos e citocinas e análise da presença de marcadores genéticos associados à resposta à vacina.

Após extensiva rodada de testes, os pesquisadores esperam conhecer a dinâmica de produção de anticorpos anti-Sars-CoV-2 após a vacinação e o impacto de variáveis individuais nessa resposta.

Os resultados serão compartilhados com o Ministério da Saúde e com a Organização Mundial da Saúde e poderão contribuir para o constante aprimoramento das vacinas.

Denominada Estudos virológicos e imunológicos de infecções respiratórias e exantemáticas na rede de vigilância do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo: Estudo da resposta à vacina contra a Covid-19, a pesquisa foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP Fiocruz/IOC, registrada sob o número CAAE 45260821.3.1001.5248.

Mais informações, esclarecimentos sobre o estudo e agendamento da participação podem ser obtidos pelo e-mail pesquisavacinacovid@ioc.fiocruz.br.

Confira na tabela com o público-alvo do voluntariado:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar