Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Confira os cursos com inscrições abertas na Escola Nacional de Saúde Pública


11/07/2023

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) está com cinco cursos com inscrições abertas. As oportunidades são em diferentes modalidades: qualificação profissional, especialização, atualização e residência multiprofissional. Confira na lista abaixo os cursos com inscrições em andamento. Clique no nome do curso para acessar mais detalhes e ler o edital. 

Atualização em Saúde Mental, Direitos Humanos e Políticas Públicas

Prazo: 20 de julho

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para a Atualização em Saúde Mental, Direitos Humanos e Políticas Públicas. Os interessados devem se candidatar até o dia 20 de julho. As aulas serão remotas, através da plataforma Zoom, e somarão uma carga horária de 30 horas, com certificado. As datas dos encontros são: 14/8, 21/8, 28/8, 4/9 e 18/9, sempre de 13h30 às 17h30. São ofertadas 80 vagas para todo o Brasil contemplando, proporcionalmente, todas as regiões do país. Os candidatos receberão um e-mail de notificação do resultado até o dia 31 de julho. 

Qualificação Profissional em Biossegurança Aplicada ao Ambiente de Saúde

Prazo: 11 de agosto

Os interessados devem se candidatar até o dia 11 de agosto. No total, há cinco vagas disponíveis. O curso tem carga horária total de 40h, sendo 32h na modalidade presencial e 8h a distância e será ministrado quinzenalmente, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h. O curso começará no dia 20 de setembro de 2023 e terminará em 18 de outubro de 2023. 

Especialização Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Prazo: 24 de julho

Estão abertas, até 24 de julho, as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. A atividade, que será oferecida na modalidade presencial, tem como objetivo oferecer capacitação para o planejamento, a organização e a avaliação das ações na Área de Saúde do Trabalhador, na perspectiva de integrar teoria e prática, por meio da reflexão, discussão e investigação dos problemas que envolvem a relação Saúde/Trabalho/Ambiente.

Especialização Pneumologia Sanitária

Prazo: 3 de agosto

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), abriu as inscrições para o Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. A formação é uma oportunidade para gestores de programas de tuberculose e para profissionais de saúde de nível superior aprimorarem seus conhecimentos. No total, estão disponíveis 30 vagas, sendo 30% delas destinadas a ações afirmativas.

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador

Prazo: 14 de julho

A modalidade é presencial (ensino em serviço), em conformidade com as exigências da Lei n° 11.129 de 2005 e do Regimento da ENSP. Ao todo, há sete vagas: uma para graduados em enfermagem, uma para fisioterapia, uma para fonoaudiologia (ação afirmativa: pessoa com deficiência), uma para nutrição (ação afirmativa: pessoa negra), uma para psicologia, uma para saúde coletiva e uma para serviço social.

Voltar ao topoVoltar