Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

COC/Fiocruz lança catálogo e filmes do Projeto Mestres e Ofícios


25/09/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Para celebrar os 10 anos do Projeto Mestres e Ofícios, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o evento A arte e a técnica do afresco - Lançamento de catálogo e filmes, em 27 de setembro, às 9h, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio. Haverá transmissão ao vivo com intérprete de Libras pelo canal da Casa no YouTube.

O Projeto Mestres e Ofícios visa registrar e divulgar o universo dos ofícios tradicionais que permeiam o patrimônio cultural brasileiro. Seu principal objetivo é reavivar as práticas e os saberes construtivos e artísticos tradicionais de forma a colaborar para sua preservação e para a conservação do patrimônio cultural material.

Por meio da produção de vídeos sobre mestres-artífices e seus respectivos ofícios, o projeto tem a finalidade de valorizar e divulgar o trabalho desses mestres e despertar o interesse de jovens e adultos para a atuação nessa área. A produção dos vídeos é feita a partir do registro de imagens dos cursos de formação e capacitação de artífices nos ofícios tradicionais da construção e das artes integradas, assim como nas técnicas de conservação e restauração, realizados pela COC/Fiocruz, por meio da Oficina Escola de Manguinhos.

A atividade faz parte  do ciclo de palestras realizadas no âmbito do Programa de Educação Patrimonial vinculado à obra de restauração do Pombal, uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, em conjunto com o Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Título: A arte e técnica do afresco - Lançamento de catálogo e filmes  
Data
: 27/09/2023 
Horário: 9h  
Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - Av. Brasil, 4365, Manguinhos (RJ) 
Transmissão

Programação

9h - Café de boas-vindas  
9h30 - Fala de abertura - Diego Beviláqua (vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC)
9h40 - A arte e a técnica dos Afrescos: lançamento do catálogo de murais - Cristina Coelho (arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico / COC)
9h50 - Exibição do filme sobre o curso de afrescos e dos filmes sobre os murais executados pelos alunos

A arte e a técnica do Afresco

·         A arte e a técnica do Afresco - O curso (duração aproximada 24’) 
·         Os afrescos da Biblioteca Parque Marielle Franco (15’) 
·         Celebração, o afresco do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (13’) 
·         Teofania, o afresco da Capela São Jerônimo Emiliani (9’) 
·         Sagrada Família, o afresco da Capela São José Operário (10’) 
·         Os afrescos da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (23’) 

11:30 - Roda de conversa sobre os filmes, guiada por Heverton Oliveira (coordenador do Comitê Consultivo de Audiovisual da COC) e Cristiana Grumbach (diretora dos filmes).
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar