Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência & Letras debate história, ciência e efeitos dos medicamentos psiquiátricos


27/10/2017

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

A vida moderna nos traz conforto e facilidades, mas também estresse, cobrança por maior produtividade e – em alguns casos como consequência, ansiedade e depressão. Para amenizar essas inquietações, a busca por psicofármacos tem sido cada vez mais frequente. Este tipo de medicamento tem como principal objetivo o tratamento de pessoas em sofrimento psíquico, mas seu uso prolongado pode trazer outros malefícios como dependência química, alteração da memória e atividade motora.

O jornalista e autor do livro Anatomia de uma epidemia: história, ciência e os efeitos a longo prazo de medicamentos psiquiátricos, Robert Whitaker conversa com o apresentador do Ciência & Letras, Renato Farias, sobre os riscos do uso a longo prazo desses psicotrópicos.

Sobre o Ciência & Letras

O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 9h, para todos os públicos.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: entre no site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Voltar ao topoVoltar