Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência Aberta: Fiocruz incorpora novos cursos à plataforma The Global Health Network


20/12/2021

Por: Flávia Bueno e Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Dando continuidade a um movimento institucional de promoção da ciência por meio da divulgação de ações, pesquisas, eventos e cursos em outras línguas, a Fiocruz acaba de incorporar dois novos cursos ao The Global Health Training Centre da plataforma The Global Health Network (TGHN). Desta vez foram "O que é a Ciência Aberta?” e "Acesso Aberto", que, a partir de agora, estão disponíveis também em inglês e espanhol. Eles integram a série sobre Ciência Aberta desenvolvida pelo Campus Virtual Fiocruz em parceria com diversos atores da Fundação. Ambos os cursos, de 10h cada, são especialmente destinados a alunos de pós-graduação e pesquisadores, porém podem ser feitos por qualquer pessoa interessada na temática.

Ciência Aberta: Fiocruz incorpora novos cursos à plataforma The Global Health Network

O que é a Ciência Aberta?

O curso busca apresentar o movimento da Ciência Aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias para a comunidade científica. Ele foi elaborado por especialistas da Universidade do Minho (Portugal), responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Foster (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) da União Europeia, e da Fiocruz.

As oito aulas que compõem a programação do curso abordam uma introdução à ciência aberta; acesso aberto; dados de pesquisa abertos; workflows abertos; ciência cidadã; inovação aberta; educação aberta, e boas práticas e ferramentas de ciência aberta. Inscrições pelo site Global Health Training Centre  .

Acesso Aberto

Este curso apresenta um pouco da história do movimento do acesso aberto e suas implicações na comunicação cientifica. São oferecidos principais conceitos, marcos históricos, diferentes formas de aplicação e diversas iniciativas tanto no panorama internacional como experiências nacionais, distribuídos em cinco aulas. Inscrições pelo site Global Health Training Centre.  

Fiocruz e a plataforma The Global Health Network

A plataforma The Global Health Network (TGHN) é um ambiente digital internacional da Fiocruz destinado à promoção da ciência. É fruto de um acordo firmado, em 2019, entre a Fundação e a Universidade de Oxford para a criação de um hub da instituição na plataforma, o Hub Fiocruz. Esse espaço colaborativo e de acesso aberto da Fundação na plataforma TGHN visa fortalecer redes e melhorar as capacidades de pesquisa em saúde pública regional e globalmente, propiciando um potente ambiente virtual no qual profissionais, estudantes e pesquisadores podem compartilhar experiências, conhecimentos, recursos e ferramentas de pesquisa.

The Global Health Network e sua comunidade de profissionais de saúde e pesquisadores trabalham para encontrar formas de realizar suas pesquisas com base nas melhores práticas e políticas inovadoras. Assim, reúne diversos parceiros em diferentes áreas que estudam doenças específicas, como a Zika, mas também grandes áreas, como a saúde global, passando por instituições de renome como o CDC e a Fiocruz.

Fiocruz e o Global Health Training Centre

Mais de 460 mil alunos de diferentes países na África, Europa, Ásia, Oceania e nas Américas concluíram 2,3 milhões de módulos desde o lançamento da Global Health Training Centre, em 2011. O primeiro curso da Fiocruz adaptado e traduzido, lançado em dezembro de 2020, Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela, ultrapassou a marca de 1800 acessos. O segundo curso incluído foi sobre Atenção à saúde em fonoaudiologia alcançou a marca de 3500 acessos. Para 2022, já existem três cursos na fila de lançamento: sobre a Covid-19; Divulgação Científica; e um curso inédito sobre as emergências sanitárias no contexto da sociedade civil.

Dessa forma, a TGHN também se configura como ensino, treinamento e desenvolvimento de carreira para equipes de pesquisa e profissionais de saúde, disponibilizando cursos online, recursos de ensino e um grande número de kits de recursos e materiais de aprendizagem. O Hub Fiocruz apoia as iniciativas de criação, adaptação e tradução dos cursos do Campus para a plataforma.

A iniciativa de fortalecimento da presença da Fiocruz nessa plataforma de ensino remoto faz parte de um projeto mais amplo, que busca fortalecer o papel da Fundação como instituição de pesquisa na área da saúde pública com vocação para cooperar e compartilhar seu conhecimento com pesquisadores de todo o mundo.

Nela, você pode se beneficiar da expertise da Fiocruz em educação para acessar cursos online que já qualificaram quase dois milhões de profissionais de saúde brasileiros. A plataforma também disponibiliza publicações com os resultados das pesquisas mais recentes, além de informações e novidades sobre a Fiocruz.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar