Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de estudos debate o papel dos bibliotecários no combate à desinformação


18/10/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O recente desenvolvimento e protagonismo dos meios digitais no processo de criação e disseminação da informação trouxe novos desafios para profissionais da área. Cabe a elas, a partir de seus conhecimentos técnicos, contribuir para identificar, localizar, organizar e avaliar os conteúdos depositados no mundo virtual de forma crítica.  

Ao longo dos séculos, esses profissionais vêm cumprindo o papel de preservar, organizar, recuperar e disseminar a informação, matéria prima para o conhecimento. Hoje, no entanto, eles se deparam com um dos problemas mais completos do nosso tempo: a desinformação causada pelo excesso de dados disponíveis.  

Para refletir sobre essa nova realidade, a edição do Centro de Estudos do Icict desta sexta-feira (20/10) traz o tema A competência em Informação a serviço do enfrentamento à desinformação no campo da saúde.  

Assista à conversa online, no canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube, a partir das 14h.  

Sobre os participantes:

Marianna Zattar (UFRJ)

Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), graduada em Biblioteconomia pela Unirio. Professora da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG). Atua nos seguintes temas: competência em informação, competência em mídia e em informação, prática informacional, recursos informacionais, fontes de informação e desinformação.

Adriano da Silva (Icict/Fiocruz)

Doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pelo PPGICS/Icict, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/Icict). Atua nos seguintes temas: recuperação da informação científica em fontes de informação nacionais e internacionais, violências na comunicação digital, e violências contra gênero e sexualidade(s).

O Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Icict promove, mensalmente, eventos técnico-científicos que dialogam sobre temas da informação, comunicação e saúde para toda a comunidade científica. Por meio de seminários online, seu objetivo é promover a reflexão e a divulgação científica de estudos, pesquisas e iniciativas diversas que abordem políticas públicas em saúde, estratégias e ações de informação e comunicação e outras questões relevantes nos âmbitos da ciência, da tecnologia, da inovação e do Sistema Único de Saúde.
 

Voltar ao topoVoltar