Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançamento: livro aborda os desafios na comunicação e saúde


18/09/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:


Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), Janine Miranda Cardoso é uma das organizadoras do livro Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde. Lançada durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), em Belo Horizonte (MG), a obra está disponível para download gratuito no site da Porto Livre - Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz e no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz. Ambas as plataformas são coordenadas pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). 

Além de Janine Cardoso, outros pesquisadores do Icict participam da obra como autores: Ana Carolina Monari (doutoranda do PPGICS), Hully Falcão (bolsista de pós-doutorado do PPGICS), Igor Sacramento (pesquisador e coordenador do PPGICS), Izamara Bastos (pesquisadora, coordenadora do Laboratório de Comunicação e Saúde e professora do PPGICS) e Kátia Lerner (pesquisadora e professora do PPGICS). 

O evento de lançamento ocorreu no dia 7 de setembro, no âmbito do Publicom, encontro que reúne divulgação de livros da área de comunicação durante o congresso. Publicada pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, a obra integra a coleção Temas de Saúde Coletiva e está disponível para download também no site do órgão. 

O livro aborda temas de extrema relevância no cenário atual, explorando as muitas interseções entre desinformação, comunicação e saúde no contexto da pandemia. Além disso, busca trazer luz aos desafios enfrentados na disseminação de informações confiáveis em um mundo digital cada vez mais difícil. No contexto de incertezas provocadas pela Covid-19, e proeminência de novos regimes de verdade instaurados pelas mídias digitais, ganharam espaço e se consolidaram fenômenos comunicacionais complexos, como a infodemia, a sindemia, a desinformação e as chamadas fake news. 

Marca do nosso tempo, esses fenômenos, particularmente desafiadores no campo da saúde, atravessaram o cotidiano pandêmico, ampliando os desafios dos governos e, consequentemente, dos sistemas de saúde de todo o mundo no enfrentamento à crise sanitária. No Brasil, a propagação de discursos negacionistas e fraudulentos em torno da pandemia cresceu exponencialmente, ampliando os riscos pandêmicos. Entre outros desfechos nefastos, esses discursos contribuíram, por exemplo, para o aumento da hesitação vacinal e baixa adesão à quarentena e ao uso de máscaras, tornando vulnerável ao vírus o conjunto da população. E deixou um saldo trágico: 700 mil mortos, em março de 2023. 

Fruto das inquietações de 34 pesquisadoras e pesquisadores vinculados a 20 instituições nacionais (incluindo a Fiocruz), a coletânea apresenta uma reflexão diversa sobre o período pandêmico, a partir de diferentes olhares teóricos e conceituais. Indo além da covid-19, o livro espera contribuir para a compreensão das interfaces cada vez mais estreitas e complexas entre comunicação e saúde.

Voltar ao topoVoltar