Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde divulga a programação da semana

Montagem com fotos e diferentes programas do canal saúde

05/03/2018

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (5), às 9h30

Doenças Raras: o Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado na última quarta-feira, 28 de fevereiro. Para marcar a data, entrou em vigor esta semana a regra que propõe agilizar o registro de medicamentos para essas enfermidades. Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas raras aquelas doenças que atingem menos de 65 pessoas a cada 100 mil habitantes. Atualmente, há cerca de 8 mil doenças raras e a estimativa é que de 6% a 8% da população mundial tenha alguma enfermidade deste tipo. É sobre doenças raras que o Bate Papo na Saúde fala na próxima semana. Para comentar o assunto, os convidados são o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Claudio Cordovil, e a presidente da Associação Carioca de Distrofia Muscular (Acadim), Maria Clara Migowski.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (5), às 10h30    

Violência Política no Brasil: revoltas, levantes, golpes e guerras civis são algumas das faces da violência política. Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil já foi palco de muita dessa violência. A exposição Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1889-1964, que ficou em cartaz no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, apresentou registros fotográficos que comprovam muitos desses episódios violentos envolvendo o Estado brasileiro. E é sobre violência política no Brasil que o Unidiversidade da próxima semana vai falar.  
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Canal Saúde na Estrada - Segunda-feira (5), às 10h

Florianópolis – Santa Catarina – Agricultura Urbana: o próximo Canal Saúde na Estrada vai mostrar o Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis (SC), que espalhou hortas comunitárias pela cidade, como forma de dar destino ao lixo orgânico produzido no município, e de quebra ajuda a manter a capital catarinense como uma das cidades mais saudáveis do país.
Horários alternativos: Segunda - 14h30 e 20h; Quarta - 10h, 14h30 e 20h; Sexta - 10h e 14h30; Sábado - 17h e Domingo - 13h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (5), às 11h

Lesão Muscular: lesões musculares podem acontecer com qualquer um. Apesar de serem comuns na prática de esportes, elas podem ocorrer também na realização das atividades mais banais do dia-a-dia. E como prevenir e tratar uma lesão muscular? Quando é necessário procurar ajuda profissional? Essas e outras dúvidas vão ser esclarecidas no próximo Ligado em Saúde, que recebe o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Marcelo Mandarino.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (5), às 13h

O Em Pauta na Saúde vai destacar a chegada do medicamento capaz de prevenir a infecção pelo HIV ao Sistema Único de Saúde (SUS), o anúncio do Ministério da Saúde de que estuda ampliar a vacinação contra a febre amarela para todo o país e as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para tornar o parto uma experiência mais positiva para as mulheres.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.

Ciência & Letras - Terça-feira (6), às 9h

A Potência Política do Corpo: o livro A Potência Política do Corpo. Expressão e trans-form-ação: arte e clínica com crianças e jovens na Mangueira, que fala sobre o projeto Expressão e Trans-form-ação, da Casa da Arte de Educar, situada próxima à comunidade da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, é o tema do próximo Ciência & Letras. No programa, o apresentador Renato Farias recebe dois dos autores da publicação, a psicóloga e bailarina contemporânea Carla do Eirado Silva e o psicólogo, instrumentista e produtor musical Victor Cumplido.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.

Em Família - Terça-feira (6), às 10h

Retiros Espirituais: no mundo corrido e atribulado em que vivemos hoje, muitas vezes é necessário fazer uma pausa para conseguir manter a saúde mental. Buscar um retiro espiritual tem sido uma forma de conseguir dar esse respiro para cada vez mais pessoas. Paz, tranquilidade, meditação e o reencontro com a própria espiritualidade, independentemente de religiões, tem sido um caminho para essas pessoas. E para conhecer um pouco mais sobre esses lugares e práticas que o próximo Em Família fala sobre retiros espirituais.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (6), ao vivo, às 11h

Movimento Feminista e a Contraofensiva Conservadora: o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, importante data que marca a luta das mulheres por igualdade, está chegando. E não há como deixar de ver as diversas conquistas que o movimento feminista vem fazendo no mundo. Mas com todas as vitórias das mulheres no progresso por direitos, também é possível ver que há uma contraofensiva conservadora forte pelo planeta. O Sala de Convidados da próxima semana vai mostrar como anda o feminismo no Brasil, discutir as principais lutas das mulheres e analisar como tem sido a resistência desses movimentos no meio da onda conservadora que se espalha. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar