Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz faz balanço de atividades


22/06/2023

Por: Danielle Silva, Everton Lima e Maíra Domingues (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

No contexto do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoveu várias atividades para profissionais e usuários. Iniciou o mês com a oferta do Curso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno, presencial e com carga horária de sessenta horas, coordenado pela enfermeira do BLH do IFF/Fiocruz, Maíra Domingues.

O curso teve o objetivo de proporcionar aos profissionais de saúde, especialmente da Maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Neocirúrgica, qualificação referente ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o manejo clínico em aleitamento materno, buscando contribuir com os indicadores de aleitamento materno do Instituto e destacando a importância da promoção da doação de leite humano.

Na semana de 19 a 26 de maio, o BLH distribuiu entre as doadoras de leite humano uma lembrança alusiva à data e realizou um evento entre as mães doadoras, as mães profissionais de saúde do IFF/Fiocruz gestantes e lactantes e as mães dos recém-nascidos receptores de leite humano doado que estão internados na UTI Neonatal e Neocirúrgica do Instituto.

O evento começou com a visita de doadoras e seus bebês ao BLH para conhecer o caminho do leite humano doado. Na ocasião, elas puderam sanar dúvidas e relataram que ficaram impressionadas e encantadas com a segurança e qualidade do trabalho realizado. Na sequência, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), ao lado do Instituto, as doadoras participaram de uma roda de conversa conduzida pela enfermeira, Maíra Domingues, sobre a importância da doação de leite para os recém-nascidos internados em unidades neonatais, além de ser um espaço para troca de experiências relativas ao aleitamento materno.

Em seguida, as doadoras foram brindadas com uma sessão de musicoterapia. A musicoterapeuta, Ana Carolina Arruda Costa, acompanhada de sua equipe, Júlio Gonçalves e Almir de Jesus Pio, compartilhou sua experiência com as mães doadoras, pois atua junto às mães da UTI Neonatal da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tornou o momento mais divertido cantando músicas, como a sua versão da música de Ivete Sangalo – “Comigo é na base do beijo”, onde Ana Carolina transformou para “Comigo é na base do peito”. As mães também receberam instrumentos para participar da festa!

A manhã foi finalizada com a terapeuta integrativa, Renata Jaber, que conduziu a prática de reflexão e conexão sobre dar e receber entre as mães doadoras e as mães de recém-nascidos receptores de leite humano que estão internados nas unidades do IFF/Fiocruz. Após o almoço, foram promovidas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), liderada por Marcos Afonso, proporcionando relaxamento, reflexologia, massagens e alinhamento dos chacras às usuárias.

Também participaram do evento os Residentes de Enfermagem em Aleitamento Materno e BLH, Enfermagem Neonatal, Enfermagem Obstétrica e a estagiária do BLH, Natalia Alves, apoiando em toda a logística do dia.

Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe Leite Materno!

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, instituído em dezembro de 2015, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, estimulando, cada vez mais, mulheres que estejam amamentando os seus filhos a se tornarem doadoras de leite humano devido a importância deste alimento para os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso ao nascer.

Este ano, o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano iniciou a mobilização social em novembro de 2022, quando junto aos Bancos de Leite Humano, Postos de Coleta de Leite Humano e representantes das Secretarias de Saúde deram início a construção do edital pela escolha do slogan a ser utilizado na mobilização do Dia Mundial de Doação de Leite Humano de 2023. Tal edital foi construído de forma coletiva com pelo menos um representante de cada Banco de Leite das Unidades Federativas do Brasil.

Em 16 de janeiro, a rBLH lançou o edital que resultou na escolha do slogan: “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe Leite Materno!”, escolhido entre as 1292 propostas inscritas, originárias de 20 países participantes.

Voltar ao topoVoltar