10/02/2023
Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)
Na próxima quarta-feira (15/2), a Fiocruz realiza a primeira atividade de 2023 da série de Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). O webinário, que começa às 10h, será realizado como uma sessão especial do G-Stic, a reunião anual da Comunidade Global de Tecnologia Sustentável e Inovação, que ocorre no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de fevereiro. É a primeira vez que o evento é realizado nas Américas e a Fiocruz é coanfitriã desta edição.
Os painelistas, que incluem especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), participam de forma on-line e vão se voltar para o tema da Agenda da Saúde Global 2023, com foco nas oportunidades em ciência, tecnologia e inovação. A introdução e mediação será feita pelo coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, que destaca a atuação dos painelistas no tema proposto para o debate. Cientista-chefe interino da Divisão de Ciências da OMS e diretor do Programa de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da OMS (TDR), o professor John Reeder é um dos participantes do seminário e irá falar sobre os principais tópicos da Agenda de Saúde Global da OMS.
Já o diretor executivo da Alliance for Health Policy and Systems Research (Aliança para Políticas de Saúde e Pesquisa de Sistemas, em tradução livre) da OMS, Kumanan Rasanathan falará sobre os determinantes sociais da equidade em saúde.
Também integra o quadro de painelistas a professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP USP), Deisy Ventura, que trará o debate para o tratado da OMS sobre pandemias e o Regulamento Sanitário Internacional.
O webinário será transmitido em português, inglês e espanhol.
Em português:
Em espanhol:
Em inglês:
Mais em outros sítios da Fiocruz