Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções passa a integrar a Global Virus Network


14/02/2023

Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

O Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções do Instituto de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz (LapClin-Neuro/INI/Fiocruz), coordenado pela pesquisadora Ana Claudia Celestino Bezerra Leite, passou a integrar, em fevereiro deste ano, a Global Virus Network (GVN), uma rede de colaboração em pesquisas sobre vírus que está presente em 36 países, e conta com 67 centros de excelência filiados. A participação do laboratório visa potencializar as pesquisas na área das doenças infecciosas do sistema nervoso, buscando assim uma maior interação com os principais virologistas do mundo e possibilitando a colaboração e o financiamento para diversos projetos na área das neuroinfecções.

A Global Virus Network (GVN) foi fundada em 2011 e promove a colaboração de seus participantes através da realização de congressos, treinamentos, cursos, palestras e seminários. Segundo Abelardo Araújo, pesquisador do Lapclin-Neuro, grupos de trabalho, denominados forças-tarefas, são coordenados para identificar e mitigar os efeitos de diversos vírus que são ou podem se tornar pandêmicos. Além de produzir conhecimento, tais grupos desenvolvem trabalhos em parcerias que podem levar mais rapidamente a novos tratamentos, fármacos ou vacinas.

“Ante a situação em que o Brasil se encontra para o financiamento de pesquisas clínicas, fazer parte dessa rede é estratégica para o nosso laboratório, uma vez que a GVN tem um braço de atuação que envolve parcerias com agências internacionais de fomento e grupos vinculados a diversos governos”, destacou Abelardo. Ainda segundo o pesquisador, continuar os estudos das manifestações neurológicas de doenças como a covid-19, o Complexo Neurológico do HTLV-1, além dos efeitos deletérios de viroses prevalentes no Brasil, como a zika, a chikungunya, o HIV e a dengue, dentre outras, seguirá sendo a missão do Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar