Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Academia Chinesa de Ciências e Fiocruz debatem doenças infecciosas


25/08/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

Começa nesta segunda-feira (29/8) uma nova série de quatro webinários que a Fiocruz e a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) realizam sobre doenças infecciosas. Os encontros são o resultado de um esforço conjunto para promover a colaboração científica, aprimorar o entendimento mútuo e fortalecer a capacidade nacional em saúde. Pesquisadores da Fundação e da CAS discutirão microbiologia, prevenção e controle de pandemias.

No encontro, transmitido via Zoom às 7h e em inglês, cientistas brasileiros e chineses apresentarão suas visões e experiências recentes. Em suas apresentações, vão tratar de temas como os patógenos, as formas de controlá-los e preveni-los, visando consolidar a colaboração entre as instituições. Não haverá tradução simultânea.

A abertura do webinar será feita pelo coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e pelo diretor geral do escritório de cooperação internacional chinês, Zhengyu Wang. Em seguida, os pesquisadores do Instituto de microbiologia da CAS Linqi Wang e o pesquisador sênior em ciência, tecnologia e inovação em saúde pública do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) Márcio Rodrigues inauguram a manhã de apresentações.

Rodrigues, que fará apresentação sobre “o arsenal brasileiro para combater doenças fúngicas, bacterianas e virais”, avalia que a interação com a CAS beneficiará as comunidades científicas brasileira e chinesa em vários níveis. “Recentemente consolidou-se no mundo a visão de que as doenças infecciosas podem ser muito dinâmicas e impactar nossas vidas. A colaboração internacional é essencial para combater essas doenças”, assinala o pesquisador. 

Ele acrescenta que, no primeiro webinar, serão debatidos temas ligados à doenças fúngicas, virais e bacterianas, além das ferramentas fundamentais para a pesquisa nessas áreas. Ao final do encontro, será realizada uma sessão de encerramento e de perguntas e respostas.

Continuidade da colaboração científica 

Os seminários são fruto de uma cooperação entre a Fiocruz e a CAS que busca, entre outros aspectos, promover pesquisas conjuntas entre as instituições e aprimorar o entendimento mútuo em ciências da saúde entre China e Brasil. Em dezembro de 2021, foi realizada a primeira edição destes encontros, que seguem neste ano com quatro previstos.

Link do Zoom: https://us06web.zoom.us/j/86281488752?pwd=bkwzckZkcGhRbUhGVUc4K3dwSTR6QT09

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar