Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

30 Anos da Rio-92 é o tema do Sala de Convidados (2/6)


01/06/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

A Eco-92 ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, aconteceu em junho de 1992. Há exatos 30 anos, na cidade do Rio de Janeiro, delegações de 175 países, que incluíam chefes de Estado e ministros, se reuniram para definir estratégias de enfrentamento ao aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa. O evento foi considerado o início de uma conscientização ambiental e ecológica global, em que os avanços só seriam notados se o debate incorporasse compromisso e cooperação das nações reunidas.

Movimentos sociais, sociedade civil e iniciativa privada também participaram deste marco histórico em que se chegou a um dos principais consensos de que os países mais desenvolvidos eram os mais responsáveis pelos danos causados ao meio ambiente. A Rio-92 também resultou na discussão e formulação de documentos importantes, como a Carta da Terra, Declaração sobre Florestas, Convenção sobre Diversidade Biológica, entre outros. O principal deles foi a Agenda 21, com políticas e um plano de ação detalhado centrados na responsabilidade ambiental.    

O Sala de Convidados desta semana traz um resumo da conferência de 92 e reúne pessoas que participaram desse grande evento para analisar os rumos da economia e do desenvolvimento sustentável pactuados pelas nações há três décadas.  

E, ainda, a apresentadora Yasmine Saboya conversa, ao vivo e a distância, nesta quinta-feira (2/6), das 11h às 12h, com o líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor, Ailton Krenak; o médico, doutor em Saúde Coletiva, pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz, membro da equipe da Estratégia Fiocruz Agenda 2030 e professor adjunto da Georgetown University, Luiz Augusto Galvão; e o engenheiro civil, especialista em engenharia ambiental, Rubens Born. 

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar