Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde lança novo podcast


27/05/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O Canal Saúde estreia nesta sexta-feira (27/5) o podcast Observatório Canal Saúde. O programa é uma nova aposta da equipe de podcasts e da gestão do Canal, com mais um formato e conteúdo diferentes. Este é o primeiro mesacast (bate papo) desde o início das produções de áudio há dois anos e a primeira vez também em que a área da comunicação é o foco da discussão de um programa. O Observatório é uma conversa descontraída com um comunicador diferente a cada episódio.

Os temas são diversos e abrangentes para dar a dimensão do que está por trás das notícias produzidas por diferentes meios, e que circulam o tempo todo e em grande volume. A ideia é levar ao ouvinte o universo da comunicação e ajudá-lo a ter um olhar mais atento e crítico às informações disponíveis e as que não estão tanto assim. 

O tema do episódio de estreia é Educação e Comunicação. A jornalista, doutora em Educação e coordenadora-geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro explica o campo da educação e da comunicação e como um interage com o outro, na perspectiva de formar pessoas. O papo está repleto de história, bons autores, curiosidades e conceitos, como o da própria palavra comunicação, que deriva do latim communicare e significa “tornar comum”, “compartilhar”, “trocar opiniões” etc. 

O programa será mensal, publicado toda última sexta-feira do mês. Ele pode variar de duração, entre 40 minutos e uma hora de bate papo. São dois apresentadores fixos e um comunicador convidado diferente por episódio. 

Observatório Canal Saúde - Comunicação e educação

Podcasts do Canal Saúde

As produções em áudio do Canal Saúde começaram em 2020. Com uma pandemia iniciando, o primeiro programa idealizado foi o CoronaFatos, um boletim semanal de 15 minutos sobre o tema mais repercutido da semana relacionado ao novo coronavírus. 

Um ano depois do início do boletim, foi criado o CoronaFatos Entrevista, uma versão do CoronaFatos que passou a intercalar as semanas com o boletim. Com mais tempo de duração, cerca de 50 minutos, o programa traz entrevistas com pesquisadores e especialistas da saúde sobre assuntos de interesse da população a respeito da pandemia.

Tanto o CoronaFatos quanto o CoronaFatos Entrevista deixaram de ser produzidos no final de 2021, mas todos os episódios podem ser escutados nos principais agregadores e no site do Canal Saúde.

No perfil Canal Saúde Podcasts, alguns programas próprios do Canal Saúde para a TV ganham um roteiro adaptado somente para áudio. São eles Ligado em Saúde, Bate Papo na Saúde, Ciência e Letras e Em Família. Os programas começaram a ser adaptados em 2020 e continuam até hoje.

Em 2021, o Histórias da Saúde foi criado, trazendo outro formato às produções: storytelling. São 12 episódios que contam uma parte da história da Saúde Pública em certa ordem cronológica – oito episódios traçando uma linha no tempo e os quatro últimos se remetendo à Idade Média. Uma parte dos roteiros são ficcionais baseados em fatos históricos e outra mais didática, trazendo os fatos com mais detalhes e sem personagens fictícios. A narração é permeada de efeitos para transportar o ouvinte à exata época em que a história se passa. A contação de histórias tem em média 25 minutos e também continua em 2022.  

Todos os podcasts do Canal Saúde podem ser ouvidos e baixados no próprio site ou nos principais agregadores:

CoronaFatos 

Canal Saúde Podcasts

Histórias da Saúde

Observatório Canal Saúde

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar