01/04/2025
Licia Oliveira (Revista Radis)
11 de março de 2020. A partir do decreto da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com as mudanças impostas pelo isolamento social, tudo mudou também para Radis. Desde o modo de fazer as reportagens, o trabalho à distância e as entrevistas remotas com seus interlocutores, mas, especialmente, as pautas que ganharam as nossas páginas buscavam ir além dos números e dados e se preocupavam em contextualizar e ouvir as pessoas que tinham menos chance de ter voz, assim como os que estavam fazendo a sua parte, seja na linha de frente ou desmentindo as fakes news. Era o convívio com o medo e a insegurança e, ao mesmo tempo, a esperança de que aquele momento iria passar.
A primeira capa sobre o assunto, Emergência Internacional, em março de 2020 (Radis 210), buscou explicar o surgimento da Covid-19, a diferença entre os termos pandemia e epidemia, e como o SUS estava se preparando para encarar a situação. Radis preocupou-se em trazer não apenas os dados, mas as consequências diretas do que já estava acontecendo e as previsões do que ainda estava por vir — mesmo que a ameaça ainda parecesse distante da realidade brasileira.
Relembre em dez temas as nossas abordagens sobre a pandemia de covid-19, ao longo das várias fases desse acontecimento que marcou a humanidade.
Continue a leitura no site da Radis.
Confira a nova edição da revista na íntegra.
Mais em outros sítios da Fiocruz