Presidente da Fiocruz, Mario Moreira foi condecorado Comandante da Ordem da Coroa, uma das mais altas honras conferidas pelo rei da Bélgica, nesta quinta-feira (3/4). Instituído no final do século 19, o título é concedido aos cidadãos que prestam relevantes serviços ao Estado belga, especialmente àqueles que promovem a vida e os direitos das pessoas.
Além de homenagear o trabalho da Fiocruz, o título reconhece, a título pessoal, os esforços realizados de forma a fortalecer a colaboração entre o Brasil e a Bélgica, com o objetivo de oferecer acesso universal a cuidados de saúde de qualidade para todos. Com a presença do Embaixador Peter Claes, a cerimônia aconteceu na Residência da Cônsul-Geral da Bélgica, Caroline Mouchart, no Rio de Janeiro. As autoridades destacaram a contribuição da Fiocruz e seu presidente em razão da Missão Econômica e Principesca, Sua Alteza Real a Princesa Astrid.
A Missão Econômica Belga ao Brasil aconteceu em novembro de 2024 e foi considerada um marco importante no aumento da colaboração entre as empresas e universidades belgas com a Fundação. Na ocasião, foi assinado um Memorando de Entendimento (MdE) histórico entre a Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), e as empresas belgas Quantoom Biosciences S.A. e Univercells S.A. A cerimônia de assinatura foi conduzida por Sua Alteza Real a Princesa Astrid da Bélgica e acompanhada por distintos membros da Delegação Econômica Belga.