O catálogo “Saúde na Mesa” busca estimular práticas alimentares adequadas e saudáveis na Fiocruz e em outras instituições. O catálogo apresenta o trabalho de 20 mulheres e seus grupos solidários na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Essas mulheres participaram da ação “Transição alimentar na contratação de serviços de alimentação na Fiocruz”, que promoveu um ciclo de formações ao longo de 2024 com a finalidade de qualificar o trabalho dos grupos.
São mulheres diversas que têm em comum o cuidado artesanal com o alimento. Para mostrar, na prática, a riqueza e a qualidade das refeições, as prestadoras de serviço prepararam o banquete “Saúde na Mesa” durante a posse do presidente da Fiocruz, Mario Moreira. São cerca de 80 pratos, que atendem a diferentes gostos e necessidades, incluindo opções agroecológicas, veganas, vegetarianas, sem lactose e sem glúten.
O desejo é que as trabalhadoras e os trabalhadores da Fiocruz e de outras instituições possam desfrutar, mais e mais, de uma alimentação que promova saúde!
Esta iniciativa compõe o Programa Fiocruz Saudável e foi coordenada pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e pelo Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente da Coordenação de Saúde do Trabalhador/Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Nasa/CST/Cogepe).